Inicia nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17, mais uma solenidade e programação de acendimento e distribuição da centelha da Chama Crioula no Rio Grande do Sul, em preparação ao dia 20 de setembro, feriado da Revolução Farroupilha. Este ano é a 75ª edição, com uma denominação especial. Em homenagem às entidades atingidas pelas enchentes de maio, a Chama da Esperança será acesa e distribuída em Alegrete.
A coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen Mayer, explica que de Venâncio Aires participarão três entidades: Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate, CTG Chaleira Preta e CTG Lenço Branco, além do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão. Os grupos participarão do momento, saindo da região nesta semana, a maioria na quarta-feira, 14, para buscar a centelha. Da 24ª RT, serão no total 11 entidades participantes da cavalgada e do evento.
Ao chegarem em Alegrete, Luce explica que todos devem ficar no Parque Municipal, onde ocorrerá o evento. Na sexta à noite ocorre a geração da Chama com espetáculo farroupilha e, depois, as entidades recebem visitas de autoridades municipais de Alegrete e da comitiva executiva da Chama Crioula. No sábado, às 8h30min, ocorre a distribuição da Chama, momento em que cada diretor de cavalgada participa, acompanhado de 10 pessoas, ou seja, cada entidade terá seus representantes. Após, cada delegação se coloca em ordem e, a partir do encerramento, ocorre o desfile por Alegrete e retorno para o parque. Algumas entidades já inciam o trajeto de volta no sábado e outras no domingo.
A previsão de chegada do símbolo em Venâncio Aires é entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. No dia 31 de agosto, a cavalgada de integração chega até a sede do CTG Chaleira Preta, onde haverá jantar de recepção e, no domingo, 1º, chega na sede do CTG Erva Mate e também no CTG Querência da Mata, onde haverá recepção do prefeito de Mato Leitão. “Não tem explicação participar de um ato como esse e acompanhar esse trajeto deles. Alguns cavalarianos criaram até um diário de bordo para mostrar o caminho de Alegrete até aqui”, afirma a coordenadora, que esteve no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, de ontem.
Chama da Esperança
Este ano com nome especial, a centelha da Chama Crioula é chamada de Chama da Esperança, e com música tema, o nome representa a reconstrução do estado. As entidades são convidadas a realizarem doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene ou em valores, que serão repassados às regiões atingidas pelas enchentes de maio. A partir da fusão das centelhas da Chama Crioula, são iniciados os festejos farroupilhas nos municípios. “Esse ano, com a Chama da Esperança, vamos levar muitas pessoas para os galpões, muitos visitantes para conhecerem e fazerem parte do movimento”, destaca Luce.
“Na chegada, sempre passa um filme na cabeça dos cavalarianos. São 500 quilômetros no lombo do cavalo, isso é ter amor à cultura.”
LUCE CARMEN MAYER
Coordenadora da 24ª RT
Entidades participantes da 24ª RT
- CTG Caminhos da Serra
- CTG Chaleira Preta
- CTG Querência da Mata
- CTG Lenço Branco
- CTG Torquato Rocha Jacques
- CTG Bento Gonçalves
- CTG 22 de Novembro
- CTG Erva Mate
- CTG Tropeiros da Amizade
- Piquete Arno Markus
- CTG Estância do Siqueira
Programação
Sexta-feira, dia 16
- 8h30min – Reculuta cultural
- 18h30min – Espetáculo farroupilha de geração da Chama Crioula
- 21h – Show com César Oliveira e Rogério Melo
Sábado, dia 17
- 8h30min – Cerimônia de distribuição da Chama Crioula e cavalgada
- 12h – Churrascada do Baita Chão especial pampa
- 14h30min – Simpósio de integração cultural ‘Os gaúchos e los gaúchos: a vida no pampa’
- 20h – Show Catherine Vergnes
- 22h – Show baile com Alma Gaudéria
Domingo, dia 18
- 15h30min – Mateada
- 16h – Apresentações artísticas