O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu o prazo para que eleitores do Rio Grande do Sul consigam tirar ou transferir o título de eleitor. Agora, o último dia será 23 de maio, 15 dias além do projetado – que era nesta quarta-feira, 8. A decisão ocorre após o Governo do Estado decretar situação de calamidade pública em 336 municípios. Em virtude do desligamento do datacenter pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o cartório eleitoral de Venâncio está sem sistema e internet e os pedidos podem ser feitos de forma virtual, já que não haverá coleta biométrica, inclusive para o primeiro título – ainda não há definição para o retorno das atividades.
Além disso, a Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral determinou na segunda-feira, 6, a suspensão do atendimento biométrico em todo o Estado do Rio Grande do Sul até o encerramento do prazo para regularização, alteração de dados e emissão de novos títulos eleitorais. A decisão, de caráter excepcional, atendeu a solicitação do TRE-RS e reconhece que a situação de calamidade pública causada pelas cheias “impossibilita física e tecnicamente o atendimento presencial pelas unidades da Justiça Eleitoral”, inviabilizando a retomada da coleta em tempo hábil.
As pessoas que precisam tirar o primeiro título e aquelas que ainda não realizaram coleta dos dados biométricos passam a poder ser atendidas, como as demais, de forma totalmente virtual, sem necessidade de comparecimento.
(Fonte: Tribunal Superior Eleitoral)