“Colocamos Venâncio Aires no mapa do empreendedorismo”. A manifestação é do prefeito Jarbas da Rosa, durante a cerimônia de instalação da plataforma Tudo Fácil Empresa, em Venâncio Aires, na manhã de terça-feira, 20. A Capital do Chimarrão é o 18º município do estado a fazer essa adesão que simplifica o processo de abertura de empresas em uma única plataforma, levando até 10 minutos para a emissão da Certidão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
O prefeito destacou a iniciativa, que vem sendo implantada desde março, como mais um passo dentro das ações e mecanismos que a Prefeitura vem adotando para favorecer a vida dos cidadãos. “Recentemente, inauguramos o espaço Venâncio Empreendedor, centralizando diversos serviços importantes para a população em geral e também aos empreendedores”, disse o prefeito.
Com a presença de representantes de escritórios de contabilidades do município, servidores e autoridades municipais, o lançamento do projeto teve ainda a presença do secretário adjunto estadual de Desenvolvimento Econômico, Roger Pozzi, do diretor-geral do escritório de projetos da secretaria estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Hiparcio Stoffel, a presidente da Junta Comercial do Estado, Lauren Momback, o diretor da Redesim, Sílvio Brandão e do gestor estadual das Salas do Empreendedor, Márcio Beneduzi.
Agilidade
“Tudo Fácil Empresas é uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado que representa um avanço no sistema da Junta Comercial estadual, que torna um fluxo que já é simplificado em uma maneira de abrir empresas com atividades de baixo risco de forma gratuita, totalmente automática, ágil, fácil e sem burocracia”, destacou o secretário adjunto estadual de Desenvolvimento Econômico, Róger Pozzi. Pelo endereço tudofacilempresas.rs.gov.br/inicial e a inserção do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é possível iniciar o trabalho na plataforma.
“Parabéns ao prefeito pela adesão do município ao projeto. Dos 497 municípios do estado, Venâncio Aires é o 18º a fazer essa vidada de chave para modernizar e agilizar todas as etapas para abertura de empresas limitada ou individual de forma gratuita, em até 10 minutos. Isso favorece a vida para quem quer empreender”, destacou a presidente da Junta Comercial, Lauren Momback, ao apresentar as informações sobre a plataforma. Segundo ela, estudos revelam que entre as empresas que estão na informalidade, 66% alegam o custo para não formalizar o negócio e outros 58% e demora no processo.
Os representantes do estado repassaram ao prefeito, vice e secretários da Fazenda, Fabiana Keller e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, o certificado de instalação do Tudo Fácil Empresa em Venâncio Aires. Em seguida, foi aberto um período para que os participantes, especialmente os contabilistas tirasses dúvidas a respeito do processo.
(Fonte: AI Prefeitura)