Rosane de Oliveira Ferreira, de 54 anos, que criou a receita do bolo vencedor, é funcionária pública e atua como servente na unidade de saúde do bairro Battisti há um ano. Antes, trabalhou por 10 anos no refeitório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer, no bairro União. “Foram 10 anos fazendo muitos bolos para os alunos. Eu sempre gostei muito da cozinha e de inovar nas receitas”, diz.
Além disso, também faz bolos, pães e esfirras para vender nas horas vagas. Quando soube do concurso, logo quis participar e criou a receita exclusiva. “Eu fiz testes e levei para meus colegas do posto provarem. Fui ajustando as quantidades conforme eles iam sugerindo”, comenta. A escolha do nome Berga Tchê foi uma sugestão da irmã dela, Lenise Pereira, que mora em Santa Maria.
O SUSTO
Na noite de sexta-feira, 26, véspera do concurso, Rosane foi surpreendida com a ligação de uma colega que afirmou que seu nome não estava na lista de inscritos divulgada pela Rádio Terra FM. Imediatamente, entrou em contato com a emissora, que fez o intermédio com o Departamento de Comunicação da Prefeitura para solucionar o problema. “Eu levei um susto, fiquei preocupada de não conseguir participar, estava preparando o bolo”, afirma.
Rosane diz que sua receita é de um bolo simples, que une bergamota e chimarrão. O sonho dela é conseguir montar um café colonial só com itens artesanais feitos por ela. “Com certeza, agora o Berga Tchê entra para a minha lista de produtos. Já recebi encomendas. Tudo que faço é com muito capricho, amor e dedicação, acho que isso que importa”, complementa.
Sobre a premiação do concurso, diz que está ansiosa para utilizar, pois sempre quis uma batedeira industrial. No ano passado, ganhou uma do filho, mas evita usar, pois o pote é de vidro e já quebrou uma vez. “Essa, agora, é toda de inox, posso usar sem medo”, acrescenta. Rosane é natural de Faxinal do Soturno, mas mora há 33 anos em Venâncio Aires. Muito feliz com o reconhecimento recebido, diz que se considera venâncio-airense e tem um carinho muito grande pelo município.
A premiação do Concurso Gastronômico, atividade que fez parte da programação do aniversário de 132 anos de Venâncio Aires, foi realizada na manhã de sábado, 27. O primeiro lugar foi para Rosane de Oliveira Ferreira, que apresentou o bolo Berga Tchê. A segunda posição ficou com Jane Cristina Graeff dos Santos, com o Entre Vales e Montes, e a terceira colocação foi para Luciane Wagner, que inscreveu o Bolo Diversidade.
Ao todo, 14 receitas foram inscritas no concurso ‘Um bolo com sabor de Venâncio’. Os prêmios recebidos pelas vencedoras foram uma batedeira planetária Oster, para a primeira colocação; uma fritadeira Cadence, para o segundo lugar; e um liquidificador Oster, para o terceiro.
Foram avaliados os critérios de utilização de ingredientes da cultura local, originalidade da receita e apresentação do prato. Cinco jurados foram os responsáveis pelas escolhas: Leonila Weber (fundadora da Naturvida), Luís Fernando Bergamaschi (gastrólogo), Tiago Maracci (gerente da Afubra), Mara Betti Frey (advogada e influenciadora digital) e Viviane Rörhs (extensionista da Emater).