Turismo rural ganha força no interior de Venâncio e região

-

Desde 2021, o turismo tem ganhado força em diferentes locais. Resultado dos impactos da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social por longos períodos, muitas pessoas que antes não davam tanta importância para a natureza e a vivência ao ar livre, hoje valorizam e estão sempre em busca de novos destinos.

Para atender essa demanda, o empreendedorismo rural se fez mais presente, com muitas famílias se dedicando para receber turistas para esse contato mais próximo com a natureza e seus encantos de diferentes formas. É em uma propriedade de 29 hectares, em Linha Brasil, interior de Santa Cruz do Sul, que visitantes vindos de diferentes regiões do país podem desfrutar das belezas e delícias do interior. Propriedade de Ruben e Erica Siebeneichler, em uma casa com mais de 100 anos que foi construída com pedras do local, que visitantes são recepcionados. Esta é a sexta geração da família Siebeneichler que desfruta das belezas do espaço.

O local recebe visitantes desde maio deste ano, uma iniciativa de três dos cinco filhos do casal. Márcia Siebeneichler Dreissig, Cristiane Siebeneichler e Laura Rathss começaram com a participação em um projeto de óleos essenciais em 2020. Para isso, deram início a produção de lavanda, que hoje chega a 8 mil pés e com um cenário de ‘encher os olhos’. Embora o projeto inicial dos óleos não tenha tido seguimento, as irmãs ainda produzem óleos, escalda pés, sabonetes, sais e outros itens de artesanato. Elas também cultivam alecrim, aipim limão e citronela.

O empreendimento familiar ganha força com o turismo rural. O cenário da produção de lavanda é utilizado para sessões fotográficas. Os visitantes também podem ir para conhecer ou fazer um piquenique, recebem chapéus, que já fazem parte da decoração do jardim, para entrar no clima da aventura. Com espaços de mata nativa e cachoeiras, a propriedade da família também tem espaço para a realização de trilhas. No jardim que fica junto à casa da família, também são servidos cafés coloniais. “É um trabalho muito gostoso e ainda permite que fiquemos perto dos nossos pais”, comenta Márcia.

A família recebe o público aos finais de semana e feriados, além dos grupos para ensaios fotográficos com agendamento prévio. No Recanto Aromas do Monte também é possível agendar caminhadas guiadas com grupos acima de oito pessoas.

A produção conta com lavanda do tipo dentata (que necessita de muita luz) em maior volume e, em um espaço menor, a francesa, que está em fase de experiência. As irmãs explicam que não é necessário muito manejo, é uma cultura perene, apenas com utilização de compostos orgânicos e adubação para obter a floração. São realizadas até quatro podas durante o ano.

Futuro

A família pretende seguir investindo em melhorias e em novos ambientes, sabores e aventuras para os visitantes do Aromas do Monte. Os clientes também contribuem com a sugestão de outras melhorias que possam ser feitas na estrutura ou mesmo a implantação de cabanas para locação ou locais para acampamento, ideias que por enquanto estão somente no planejamento.

As irmãs também querem continuar fazendo atividades, como já fizeram em outras oportunidades, na qual os visitantes podem acompanhar o processo de preparação dos produtos desde a colheita da lavanda na lavoura até o final do processo. “Queremos proporcionar um turismo de experiência, com a possibilidade de acompanhar o processo e aprender a fazer”, afirma Cristiane.

Nesta semana, as equipes da Folha do Mate e Terra FM visitaram a Aromas do Monte para a gravação de mais um episódio da série Vida Rural, com o influenciador Alemonzito. O vídeo pode ser conferido no canal do YouTube Terra Play, no Facebook do Alemonzito e no Instagram @alemonzito.


Visitantes são recepcionados no jardim da casa da família, residência com mais de 100 anos (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido