A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler passa a oferecer mais atendimentos médicos com a contratação de novos profissionais da saúde a partir desta quarta-feira, 4. A iniciativa, por meio da gestão compartilhada com a Univates, está integrada ao Decreto de Calamidade Pública e deve se estender até o mês de dezembro, permitindo um fluxo maior nos serviços em saúde. A unidade já conta com cinco médicos clínicos gerais, e a contratação será de mais três médicos, totalizando oito profissionais que atenderão das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia, em diferentes escalas durante a semana.
Conforme o secretário da Saúde, Alan Flores da Rosa, o aumento do número de médicos garante agilidade nos atendimentos. “Estes novos médicos que atenderão na UBS, ajudarão a suprir qualquer necessidade de atendimento. Os médicos atenderão a população em diferentes escalas com horário estendido até o turno da noite. O objetivo vem de encontro com o que sempre desempenhamos na área da saúde, com qualidade e melhor acesso ao serviço”, destaca o secretário.
A equipe da UBS, coordenada pela enfermeira Daiane de Moraes, recebeu na manhã desta quarta-feira, 4, a primeira especialista contratada, a médica de clínica geral, Elisa Saavedra. Antes das primeiras consultas os profissionais da unidade de saúde apresentaram as instalações e o sistema disponível para a realização dos atendimentos. A médica Elisa estava entusiasmada e destacou que o objetivo é oferecer uma consulta com qualidade aos pacientes. “Eu quero vir para ajudar e agregar com a equipe que já trabalha aqui no posto e conseguir continuar dar um atendimento de qualidade e que os pacientes se sintam bem acolhidos e bem atendidos. Eu sou da cidade de Pelotas, me formei na Univates em Lajeado. Quando iniciei os estudos e ao longo da graduação em medicina já tinha o objetivo de ficar na região. Foi então que, a partir das planilhas de interesse disponíveis na Univates, em que me escrevi, fui chamada para entrevista, e hoje estou aqui em Venâncio exercendo a minha profissão”, ressaltou a médica, que atenderá nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 20h.
Além dos atendimentos de clínico geral, a UBS oferece consultas com médico cirurgião geral, Luiz Paulo Artus, e com o médico Lucas Schabach, responsável pelo ambulatório de feridas. Em torno de 2 mil consultas são realizadas por mês na UBS do bairro Gressler. No mês de agosto foram 1.808 atendimentos médicos.
Médicos na UBS Gressler:
- Elisa Saavedra – segunda e quarta, 9h às 20h
- Ingryd Felisbert – quinta e sexta, 9h às 20h
- Jorge Mateus – segunda e sexta, 9h às 20h
- Daiane Jorge – quarta e sexta, 7h30min às 18h30min
- João Fornari – segunda e terça, 7h30min às 18h30min
- Fernanda Brambilla – terça e quinta, 08h30min às 19h30min
- Astor Brandenburg – terça e quarta, no turno da tarde
- Deisi Wiebbelling – terça e quinta, 8h às 19h
- Luiz Paulo Artus – segunda a sexta-feira, no turno da manhã, e terça a tarde
- Lucas Schabach – quarta, turnos manhã e tarde
Esclarecimentos:
A UBS do bairro Gressler atende das 7h30min às 20h. Nos últimos dias, vândalos foram registrados no local, como vidros e bancos quebrados, e lixo no chão. A coordenadora da unidade de saúde, a enfermeira Daiane de Moraes, enfatizou que os portões não foram fechados antes do horário de atendimento. “Os portões da unidade não estavam fechados, os atendimentos estavam sendo realizados. Inclusive, foi realizada a manutenção dos portões para após o horário deixar o local seguro de vandalismos. Os portões são fechados às 20h, mas quem estiver em atendimento segue sendo atendido”, explica Daiane.
De acordo com o secretário da Saúde, Alan Flores da Rosa, não é necessário que usuários cheguem cedo para atendimento. “As pessoas que necessitam de atendimento e vão até a unidade de saúde, não precisam ir cedo ou de madrugada. Não tem mais distribuição de fichas na madrugada, porque zeramos as filas nos postos de saúde, permitindo que quando cada pessoa que precise de atendimento, se dirija até o local a partir do horário de abertura do posto para receber atendimento. Na chegada será realizada a triagem com enfermeiros disponíveis, e em seguida o paciente é encaminhado para a consulta com o médico se tiver necessidade de atendimento no dia ou agendado consulta para outro dia”, conclui Rosa.