Na segunda-feira, 19, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, completou 10 anos de funcionamento. Mensalmente, os profissionais realizam mais de 370 atendimentos (média de 75 por semana).
A UBS foi inaugurada em 2012, na administração do prefeito Carlos Alberto Bohn e vice-prefeita Eunice Heuser. A Unidade de Saúde atende mais de 1,8 mil pessoas residentes na Vila Santo Antônio e localidades próximas. A Estratégia Saúde da Família (ESF) 2, Santo Antônio, envolve 707 famílias, de acordo com os dados repassados pelas Agentes Comunitárias de Saúde.
Em 2020, a estrutura foi ampliada com obras no subsolo do prédio (sala de reuniões, depósito, banheiros e almoxarifado). O investimento, com recursos do governo estadual, superou R$ 49 mil.
De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade, Luciane Salvalaggio Pires Sebastiany, a maior parte das necessidades da população estão sendo supridas na própria UBS. “Vejo o quanto é importante ter uma UBS no interior, que garanta livre acesso e assistência integral para a população”, comenta. Segundo ela, melhorias na distribuição de medicamentos e no atendimento médico devem receber atenção especial no próximo ano.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
Equipe
Médico; enfermeiro; técnico em enfermagem; dentista; auxiliar dentista; dois psicólogos; três Agentes Comunitárias de Saúde; nutricionista; administrativo, estagiário e limpeza.
Atendimento
O funcionamento da UBS Santo Antônio é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.