Uesva retoma atividades e Grêmios Estudantis voltam a movimentar as escolas

-

A União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) está de volta. Depois de uma paralisação devido à pandemia da Covid-19 durante os anos de 2020, 2021 e 2022, foi neste ano que lideranças da comunidade escolar se reuniram novamente para discutir ações e a retomada da entidade que representa os estudantes da Capital do Chimarrão.

O assessor da Uesva, André Henckes, afirma que a pedidos de professores e alunos a entidade está retomando as atividades. Em abril foi realizada a primeira reunião da Uesva com a presença de Grêmios Estudantis de Venâncio Aires e o momento, segundo Henckes, é de retomada e renovação das equipes estudantis das escolas. “Os Grêmios estão se conhecendo e amadurecendo as ideias, pois tudo é novidade”, afirma.

Na pauta, Henckes explica que sempre tratam de assuntos específicos do momento, como no primeiro encontro, quando foi tratado sobre a violência nas escolas com a participação da capitã da Brigada Militar, Michele da Silva Vargas. Além disso, o momento é usado para socialização de boas práticas entre as equipes, com ideias de atividades para realização em cada escola.

Grêmio Estudantil da Escola Cidade Nova faz atividades com os alunos durante os intervalos. (Foto: Divulgação/Escola Cidade Nova)

Eventos

Na programação de eventos da Uesva, a entidade já tem programado para o dia 26 de junho, às 8h30min, a Caminhada da Paz, com saída em frente ao Batalhão da Brigada Militar. Em alusão ao aniversário das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), os Grêmios Estudantis farão a leitura de uma carta manifesto em agradecimento e reconhecimento à Brigada Militar de Venâncio Aires. Após terá um ato de abraço simbólico, e a caminhada seguirá até a Igreja Matriz.

No dia 9 de agosto a Uesva promoverá, em conjunto com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) o Encontro Regional de Grêmios Estudantis, quando mais de 80 equipes de toda a abrangência da 6ª CRE participarão do evento no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O momento será de formação e valorização do protagonismo dos Grêmios Estudantis. O evento de Escolha do Gato e Gata da Uesva também deve ser retomado no próximo ano.

Na Cidade Nova

Henckes além de atuar como assessor da Uesva é também o orientador que acompanha o Grêmio Estudantil da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova, que tem em torno de 17 participantes. No educandário, os alunos se reúnem toda segunda-feira à tarde, após cuidarem do intervalo das turmas. Entre as ações, além da interação nos intervalos, fazem o recolhimento de recicláveis e de óleo usado, e pensam em colocar algumas ações em prática como uma caixinha de produtos de higiene nos banheiros, pinturas no chão do pátio e o correio especial na semana do Dia dos Namorados.

Na escola, o Grêmio existe há mais de 10 anos, mas depois da pandemia foi reformulado com novos integrantes. “Eles mesmos notam a importância do Grêmio, que quando existe, diminui as confusões e problemas na escola”, destaca.

Uma das integrantes do Grêmio Estudantil da Cidade Nova é Gabriela Eduarda Cardoso, 14 anos. Ela é estudante do 9º ano e passou a frequentar a equipe neste ano, quando aconteceu a retomada do grupo na escola. “É bom de participar e interagir com os demais alunos através das brincadeiras. Faz bem aos outros e ao mesmo tempo pra mim também”, afirma a aluna.

André, Gabriela e a diretora Rosemeri Beier enxergam a importância do Grêmio Estudantil na escola. (Foto: Luana Schweikart)

Carteira de estudante

• Serviços também estão sendo retomados pela Uesva, como a confecção da carteirinha de estudante. O documento já pode ser solicitado nas escolas através dos Grêmios Estudantis. A nova está no valor de R$ 22 e a renovação é de R$ 21.
• Para confeccionar a carteirinha é necessário xerox da carteira de identidade, uma foto 3×4 em papel foto e comprovação da frequência escolar.
• Henckes ressalta que com o documento os estudantes têm direito à Lei da Meia Entrada em todos os eventos à nível nacional que contam com o auxílio do Governo Municipal, Estadual ou Federal na sua realização.
• Os estudantes visitam ainda comércios locais em busca de convênios e descontos. O convênio odontológico será com a OdontoTop e automaticamente os estudantes também são conveniados na União Gaúcha dos Estudantes (Uges).

  • Atualmente a Uesva não tem diretoria montada, mas os encontros mensais estão acontecendo sempre na segunda sexta-feira do mês, das 13h30min às 15h30min, no Centro de Evangelização da Paróquia São Sebastião Mártir. O próximo encontro será no dia 16 de junho.
  • 18 – É o número de Grêmios Estudantis ativos em Venâncio Aires, na rede municipal, estadual, privada e federal. Antes da paralisação eram 23.

Importância de exercer a liderança

1. O assessor da Uesva, André Henckes afirma que é na escola que se começa a exercer a liderança, e o Grêmio Estudantil é esse espaço de liderança positiva. “Trabalhamos com a ‘nata’ dos estudantes, aqueles que além de terem boas notas, tem boa relação com a escola e tornam o ambiente escolar ainda melhor. É gratificante.”
2. A psicóloga Adriana Oswald explica que a liderança é uma habilidade muito importante para a vida e exigida para determinadas funções ou posições. “É composta por diversos comportamentos, que somados fazem uma pessoa ter a postura de um líder. Consiste na habilidade de envolver, influenciar e inspirar pessoas, direcionando assim seus esforços para um resultado desejado”, observa.
3. Ela comenta que quando os jovens se envolvem, desde cedo, em atividades que exijam essa postura, esses comportamentos podem ser incorporados na sua forma de agir e conduzir as coisas. “Sabemos que desenvolver e adotar essa postura produz resultados muito impactantes na vida pessoal e profissional, porque o sujeito passa a ser ativo no seu processo de busca por resultados”, reforça a profissional.

Geako é um dos mais antigos de Venâncio

Um grupo de 10 alunos faz a diferença na Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen. Eles, coordenados pela orientadora Rosmeri Resch de Oliveira, são os ‘ouvidos e bocas’ dos demais estudantes para a diretoria do educandário. O Grêmio Estudantil Adelina Konzen (Geako) existe há mais de 20 anos, sem paralisação durante a pandemia e colocam em prática pedidos dos alunos e auxiliam em eventos da escola.

As reuniões do grupo acontecem de forma geral uma vez ao mês, e quando necessário, se encontram mais vezes para discussão de assuntos pontuais, além de terem um grupo no WhatsApp. “Uma particularidade dos Grêmios Estudantis do interior é que todos dependem de transporte e moram geralmente longe da escola, então não podem ir e vir quando quiserem. Isso tem que ser considerado, além de que também, os alunos são ativos e ajudam nos trabalhos de casa”, explica Rosmeri.

O Geako segue o estatuto da Uesva e possui uma diretoria ativa com os setores de cultura, esporte e lazer; divulgação e imprensa; e meio ambiente e qualidade de vida. A eleição da nova diretoria sempre ocorre no fim do ano, e geralmente tem mais de uma chapa inscrita. “O grupo eleito já começa a trabalhar com o grupo atual para ir pegando as demandas até o fim do ano e nunca paramos, só em 2020 em virtude da pandemia que não teve eleição, mas o Grêmio seguiu atuando”, reforça Rosmeri

As integrantes mais antigas desta diretoria são Gabriele e Nycoly, que entraram no grupo em 2022. A dupla afirma que o mais legal de participar do Grêmio é poder contribuir em melhorias e ideias novas para a escola. Elas comentam sobre as ações do ‘Brincando com o Geako’, quando participam do intervalo das turmas com brincadeiras, e do projeto ‘Leitura em Ação’, em que distribuem caixas com livros para todas as turmas, e uma vez na semana, toda a escola para ler em algum momento. Rosmeri explica que como a escola está sem bibliotecária, o Geako assumiu essa função e organiza alguns materiais para leitura. Em planejamento está uma ação de jardinamento no pátio da escola, com limpeza e plantio. Além disso, o Grêmio Estudantil divulga suas ações através do Instagram @gremio.estudantilaik.

“Os líderes que temos na sociedade hoje começaram em suas comunidades e Grêmios Estudantis. É importante ter esse trabalho voluntário e esse protagonismo por parte dos alunos, que tomam muitas decisões na escola.”
ROSMERI RESCH DE OLIVEIRA
Orientadora e coordenadora do Geako

Diretoria do Geako

• Presidente: Gabriele Carvalho, 17 anos
• Secretário: Luis Eduardo Quintana, 16 anos
• Vice-secretário: Eduarda Silva, 17 anos
• Tesoureiro: Bruno Santos, 18 anos
• Departamento de Cultura, esporte e lazer: Samira Bourscheidt, 13 anos; Ismael Pereira, 16 aos e Halex Santos, 16 anos
• Divulgação e imprensa: Nycoly de Souza, 14 anos
• Meio Ambiente e qualidade de vida: Echilei Silva, 16 anos e Luana Vogel, 13 anos

Estudantes e a orientadora do Geako, da Escola Adelina Isabela Konzen. (Foto: Roni Müller)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido