O sábado, 29, e o domingo, 30, foram marcados pelo encerramento da 5ª edição do Bergamoteando. Realizado em todos os fins de semana de junho e julho, o projeto celebrou com grande entusiasmo a cultura, a gastronomia e as propriedades rurais, além de fomentar o turismo rural, atraindo turistas de todas as idades e tornando-se um marco na Capital do Chimarrão.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Janisse Frantz, a iniciativa busca fomentar o turismo do município e envolver a comunidade local. “O município de Venâncio Aires possui atrações para todas estações do ano. O Bergamoteando, que é realizado no inverno, busca fomentar o turismo rural e incentivar os empreendimentos turísticos para diversificação econômica das propriedades”, enfatiza.
Para essa edição, o Bergamoteando teve ênfase especialmente dedicada para a gastronomia, em que os visitantes puderam participar de atividades como café colonial, colha e pague de bergamotas e hortaliças e também degustar produtos à base de bergamota, e da oportunidade de contemplar as belezas naturais das propriedades envolvidas.
A edição contou com um kit especial do programa, que foi comercializado pelas propriedades com a finalidade de incentivar o turismo rural no interior. A novidade continha copo, garrafa personalizada, suco de bergamotas, frutas in natura e o bolo vencedor do último Concurso Gastronômico Municipal, itens os quais poderiam ser utilizados e consumidos nos locais ou levados para casa.
A 5ª edição do evento atraiu visitantes de todas as idades e de diversos municípios. Na tarde de ontem, cerca de 60 ciclistas do Bike Tour POA percorreram 27 quilômetros, passando por seis pontos turísticos de Venâncio Aires, sendo dois do Bergamoteando. A Figueira Centenária, de Linha Silva Tavares, e o Jardim Secreto das Suculentas, de Linha 17 de Junho, fizeram parte da rota. Os ciclistas tiveram a oportunidade de contemplar as belezas naturais e saborear produtos da fruta típica do inverno.
O projeto, que foi organizado pela Prefeitura, Emater e Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturchim), contou com a participação de seis propriedades rurais. As localidades de Vila Palanque, Linha 17 de Junho, Linha Travessa, Linha Arroio Grande, Linha Silva Tavares e Linha Hansel foram os destinos das visitações, proporcionando aos participantes uma experiência única e memorável.
Fonte: AI Prefeitura