A China Brasil Tabacos (CBT) está engajada em ações de impacto social e ambiental em Venâncio Aires. Por meio do programa Abraço Solidário, contribui com iniciativas que beneficiam famílias e o meio ambiente. Ações que parecem pequenas e simples de forma individual, mas que, no coletivo, têm poder de transformação.
Essas atividades da empresa são lideradas pela supervisora de Administração de Pessoal, Jussara Wildner. Com 47 anos de atuação no setor, participou desde as primeiras atividades do Abraço Solidário, que a CBT adota desde o início de suas atividades. Atualmente, 27 colaboradores são voluntários do programa e se envolvem na organização das ações, que contam com a participação de toda a equipe. A CBT tem 648 colaboradores ao todo, sendo 225 em cargos efetivos e os demais safreiros.
Por meio do programa, são realizadas ações de recolhimento de agasalho e material escolar, doados aos funcionários da empresa interessados em recebê-los.
A campanha de material escolar ocorre desde 2015, sempre no início do ano, para que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, filhos dos funcionários, possam ter os itens já no começo das aulas. Somente em 2023, foram 52 kits doados.
A arrecadação de agasalhos deste ano já está ativa e a intenção é que no próximo mês seja feita a distribuição. Todas as peças são colocadas em cabides e ficam no ginásio da empresa para os colaboradores safreiros que deseja, escolham as peças. Caso sobrem roupas, elas são destinadas às entidades.
Tricoteiras em ação
O grande diferencial da empresa está no grupo das Tricoteiras. Além da arrecadação de agasalhos, um grupo formado por cerca de 10 colaboradoras confecciona blusões e colchas de lã em tricô, que são doados para os filhos dos funcionários, principalmente os safreiros.
Desde 2013, foram feitas 365 peças novas para doação. “Ao ver o brilho do olho de cada pessoa que recebe a doação, compensa todo o esforço”, destaca Jussara.