Em duas ações distintas na região, na tarde e noite de segunda-feira, 21, um assaltante foi morto e outros cinco foram presos pela Brigada Militar e Polícia Civil. Também houve a apreensão de armamento pesado, munições e objetos roubados e que estavam sendo usado pelas quadrilhas.
Uma das ações iniciou na tarde de segunda-feira, depois que integrantes da Polícia Civil e Brigada Militar de Lajeado tentaram abordar suspeitos de assaltos, que desrespeitaram as ordens de parada e fugiram em direção ao município de Santa Clara. O bando entrou em uma área de campo e o veículo caiu em um arroio.
Três indivíduos desembarcaram, atiraram contra os policiais, que prontamente revidaram. Um deles foi atingido e morreu e os outros dois foram presos em flagrante. Com eles foram apreendidas duas pistolas, calibres 9 milímetros e .45, um revólver calibre 32, muita munição para as armas, um rádio-comunicador na frequência da Brigada Mimlitar, roupas usadas em assaltos no município de Lajeado, entre outras coisas.
Assalto a frentista
A outra ação foi no começo da noite, no interior de Santa Cruz do Sul, e iniciou na localidade de Linha Nova, onde quatro indivíduos, a bordo de um Gorsa Hatch branco, assaltaram o frentista de um posto de combustíveis, no momento em que fechava o estabelecimento. Havia outras pessoas no local, que também foram rendidos.
O bando roubou cerca de R$ 2,5 mil do caixa, a carteira do frentista, celulares e maços de cigarros, fugindo em seguida. A Brigada Militar foi acionada, fez buscas e localizou o bando na localidade de Linha São Martinho, onde furou o pneu do veículo e três deles foram detidos, sendo dois maiores de idade e um adolescente. O quarto envolvido, que seria o mentor do assalto, fugiu para a mata e está sendo procurado.
Os presos têm idades de 30 e 19 anos e foram encaminhados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. O outro envolvido capturado tem apenas 15 anos e foi entregue a um responsável.