Sabemos que a grande maioria das empresas de pequeno e médio porte tem dificuldade em crescer, e isso pode se dar a diversos fatores. Um deles e um dos principais, é que as lideranças esperam muito tempo antes de delegar atividades. Essa atitude não só reduz a eficiência das organizações como também suprime oportunidades de crescimento das pessoas que estão prontas para evoluir na empresa.
As organizações passam por períodos difíceis, onde as vendas abaixam, a equipe para de produzir, o que acaba ocasionando em lideranças sob estresse, que naturalmente tendem a se tornar conservadoras e defensivas em suas ações, como se a melhor forma de lidar com as mudanças fosse centralizar.
Impulsos nessa direção induzem os líderes a centralizarem o poder ou se apegarem a ele por muito tempo. Para superar essa mentalidade limitadora, é importante perceber que a busca do crescimento só acontecerá quando as suas lideranças começarem a delegar. Somente assim, que a empresa conseguirá estabelecer uma cultura de crescimento, inovação e mudança.
É comum que empresas e pessoas consigam alcançar uma posição de liderança como resultado de sua criatividade e originalidade. Muitas vezes, porém, elas parecem abandonar as mesmas qualidades que as levaram ao topo. Então começam a pensar e agir de maneira defensiva. Quando isso acontece, já não se trata mais de questionar se perderão a posição conquistada. É apenas uma questão de tempo.
Resumindo a abordagem de Dale Carnegie em liderança para a comunicação, precisamos enfatizar a importância de colocar tudo, até mesmo a crítica, em uma estrutura proativa e positiva: uma estrutura que admita a universal necessidade humana de reconhecimento e apreço.
É importante que o líder entenda que o sucesso é uma jornada, não um destino. Um líder precisa estar com o pensamento voltado para o crescimento, e isso só acontece quando ele deixa as crenças de lado e começa a confiar na sua equipe para realizar novas atividades, afinal um bom líder é a aquele que desenvolve pessoas.
Conteúdo do livro: Dale Carnegie e associados: Liderança