Diretora Ana Carla destaca que o objetivo é promover o acolhimento à comunidade escolar (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Diretora Ana Carla destaca que o objetivo é promover o acolhimento à comunidade escolar (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, está comemorando uma série de avanços desde o início do ano. Além de diversos projetos e iniciativas desempenhadas com professores e estudantes, na metade de julho, o educandário foi contemplado com recursos emergenciais da Secretaria Estadual de Educação para execução de melhorias.

Com um montante de R$ 68 mil destinado à manutenção, foi possível realizar a troca completa do telhado do prédio de dois andares. A medida soluciona um problema antigo de infiltrações que, em dias de chuva, chegavam a impedir a realização de aulas em algumas salas e atividades no auditório. A verba também foi utilizada para remodelar a parte frontal da escola, com a instalação de bloquetos. Internamente, as salas da secretaria e direção, orientação e supervisão e dos professores estão recebendo nova pintura e outros reparos.

Segundo a diretora Ana Carla Wünsch, esses espaços ganharão “uma outra vida” nos próximos dias, com a chegada de novos móveis e equipamentos. A aquisição foi viabilizada por outro repasse, no valor de R$ 12 mil, voltado para investimentos permanentes.

Para a diretora, que assumiu o cargo em janeiro, as melhorias representam um avanço importante. “Estamos em um processo de construção, com novas metas e desafios. Isso começa desde os alunos e professores até as melhorias na parte estrutural”, salienta. Ela explica que buscou contemplar o máximo de obras possível, priorizando as demandas mais urgentes. “Fizemos uma análise do recurso que tínhamos. O dinheiro é pouco, se compararmos com o que ainda precisamos fazer, mas é um avanço muito importante”, destaca.

Um portão eletrônico também está incluído no projeto e será instalado em breve para reforçar o monitoramento e a segurança no local.

Melhorias foram executadas na parte frontal da instituição

Acolhimento e novas experiências

De acordo com a diretora, as obras estruturais complementam um planejamento pedagógico iniciado no começo do ano, que visa promover o protagonismo coletivo entre estudantes e profissionais. O livro ‘Alice no País das Maravilhas’ norteia os trabalhos, por contar a história de uma menina que desbrava um novo mundo e enfrenta diversos desafios.

“É um conjunto que melhora a convivência e também os índices da nossa escola. Queremos promover o acolhimento às pessoas e trabalhar em sintonia, valorizando a nossa comunidade”, destaca Ana Carla.

Para isso, estão sendo organizadas atividades extracurriculares, como viagens de estudo e participação em concursos de redação. No próximo dia 26, os alunos apresentarão o espetáculo ‘A escola das maravilhas’ para supervisores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Também está sendo planejado para os próximos meses um intercâmbio com a EEEF Professora Leontina, do bairro Santa Tecla, com atividades esportivas e de integração.

A supervisora Camila Ribeiro Menotti, que possui experiência em sala de aula de 15 anos e assumiu o cargo na escola recentemente, ressalta a abordagem da instituição. “É uma experiência única para mim. Por se localizar no interior, a escola possui uma visão especial e um forte vínculo com toda a comunidade escolar”, afirma.

Projeção

A gestora da Escola Perpétuo Socorro explica que outras demandas seguem no radar e estão sendo feitas articulações para a busca de recursos financeiros. Um dos exemplos é a quadra de esportes, que fica no pátio do educandário.

80
é o número de alunos da Escola Perpétuo Socorro. São outros 16 que estudam no local por meio da cessão de uso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.