Uma mistura de alívio e expectativa. Esse era o clima na espera de um dos ônibus que levam os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires. A instituição disponibiliza 10 salas para o educandário, sendo oito para os alunos, uma para a secretaria e outra para os professores.
Para a moradora da localidade e mãe de dois estudantes, Paloma Trindade Pasch, de 30 anos, o mais importante no retorno é a tranquilidade que a ida para uma instituição como a Unisc garante. “Sabemos que é muito seguro, que a Unisc é excelente. Eu e meus filhos estamos empolgados para retornar”, relata.
Quem também comemora são os filhos de Paloma, Kelvin Eric Leotti, 11 anos, e Kettlyn Pasch Pacheco, 7 anos. Kelvin conta que passou a semana inteira perguntando para a mãe sobre o retorno, enquanto Kettlyn explica, com empolgação, que parecia uma eternidade a volta. “Estava com saudades, pensei que não retornaria nunca”, diz a jovem.
Outra mãe que aguardava o ônibus era Andréia Terezinha Conceição, de 48 anos. Ela, que é mãe do jovem Rafael Conceição, 11 anos, relembra que o filho tomou banho cedo e quis sair minutos antes, na expectativa da retomada. “Estamos bem esperançosos. Não é o ideal, mas é o que temos para o momento. Em casa, eles não aprendem completamente, e estavam ansiosos para voltar à escola. Sabemos que é um local seguro, não há perigo”, frisa.
Trajeto
O tradicional atraso do transporte – cerca de 15 minutos – aumentou a expectativa de familiares e alunos. Contudo, nada que surpreenda o grupo, preparado para possíveis problemas nesses primeiros dias. Após entrar no ônibus ‘6’, a turma de cerca de 30 alunos, que vai do 1º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, se separou em grupos: os mais novos próximos e com conversas para colocar em dia e os adolescentes dando aquela cochichada. Também houve aqueles que colocaram um fone de ouvido e se ‘desligaram’ do mundo ao redor.
Momentos marcantes para a vida desses estudantes. A empolgação ficou evidente com os reencontros após meses sem aulas presenciais. Muitas frases se ouviram, como: “Que saudades eu estava de ti”, “Não esqueceu de mim, né?” e “Nossa, ele está tão diferente”. Outro aspecto que chamou a atenção foi a interação entre os estudantes. O burburinho era enorme, mas alguns assuntos se destacaram, entre eles futebol, animes, videogames, questionamentos sobre o tamanho do prédio da Unisc.
Ao chegar no prédio, a surpresa geral pelo tamanho da Unisc. Além disso, brincadeiras envolvendo o pulo de etapas. Um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental comemorava que “em dois meses saí do 9º ano para a faculdade”, entre outros exemplos. O motorista do ônibus, Maicon Rodrigo dos Santos, de 35 anos, comemora a retomada: além de condutor, também é pai de aluno da Escola Mariante. “É um momento de felicidade, como pai do Bernardo, que também está retornando agora. Todos estavam perdidos, agora temos um norte”, frisa.
Rotina na Unisc
Após a chegada, todos os alunos receberam um crachá, contendo o nome, turma, telefone de contato e número do ônibus que deve ser transportado. Durante a organização, antes de entrarem nas salas, a diretora Naira Elisabeth da Rosa destacou a importância de cuidar dos pertences e do ambiente, afinal, a Unisc disponibiliza as salas, mas o cuidado deve ser redobrado.
A diretora comentou sobre a felicidade de ter a volta presencialmente, e que, nesse momento, é um período de adaptação à nova realidade. “Um aluno falou que não dormiu, de tão ansioso, e para a gente também foi assim. A Unisc está nos cedendo uma estrutura incrível, nos recebeu com carinho, respeito e educação. Acredito que é o início para retomar o rumo correto”, reitera.
Saiba mais
- Em 21 de junho de 2022, o primeiro prédio da escola foi interditado. Contudo, a situação complicou ainda mais, dias depois. Em 4 de julho, o segundo prédio da escola foi paralisado por conta de problemas na rede elétrica. Em razão disso, todos os alunos começaram a ter aulas de forma remota.
- O contrato da Unisc com a Escola Mariante é de cinco meses. Enquanto isso, segue o processo de reformas nos prédios do educandário em Vila Mariante. Segundo a diretora Naira, a expectativa é que a obra da rede elétrica de um dos prédios tenha avanços nessa semana.
Horários e roteiros de transporte
• Ônibus 1 – Saída às 6h10min: Chafariz, Picada Nova, Travessão Mariante, Serraria Haas, RSC-287, Mangueirão, Unisc.
• Ônibus 2 – Saída às 6h10min: Sertão, Itaipava das Flores, Santa Mônica, Fazenda, Taquari Mirim, Mangueirão, RSC-287, Unisc.
• Ônibus 3 – Saída às 6h40min – Ginásio, Travessa Olaria, estrada do posto de gasolina (frigorífico), RSC-287, Unisc.
• Ônibus 4 – Saída às 11h30min: Chafariz, Picada Nova, Travessão Mariante, RSC-287, Mangueirão, Unisc.
• Ônibus 5 – Saída às 11h30min: Sertão, Itaipava das Flores, Santa Mônica, Fazenda, Taquari Mirim, Mangueirão, RSC-287, Unisc.
• Ônibus 6 – Saída às 11h45min – Ginásio, Travessa Olaria, estrada do posto de gasolina (frigorífico), RSC-287, Unisc.