Em recente participação no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, o coordenador administrativo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, Everton Feix, informou que a instituição estuda a oferta de um novo curso técnico para o segundo semestre ou fim do ano. Feix não revelou o nome do curso, mas afirmou que a área é ligada à indústria, também para auxiliar na falta de mão de obra no município.
No primeiro semestre de 2024, a instituição ofereceu dois novos cursos técnicos: Administração e Contabilidade. No entanto, não houve número de inscritos suficientes para fechamento de turmas. O coordenador reconheceu que, pelo menos neste momento, a Unisc não deve voltar a oferecer vagas nestes cursos e investirá na nova área. A falta de interessados, segundo Feix, seria devido às diversas ofertas do mesmo curso em diferentes modalidades, como aconteceu com a Administração, no formato de graduação, técnico e EAD, mesmo que o técnico tenha um valor menor de investimento.
Há pouco mais de um ano no cargo, mas com atuações anteriores já acumuladas, como a secretaria e o laboratório de Informática, Feix faz uma avaliação positiva do ano de 2024. “Olhando para os meses atrás, desenvolvemos muitas coisas, muitas novidades. Fecho o primeiro ano feliz com os resultados”, diz. Formado em Engenharia Mecânica, ele acrescenta entre as mudanças o trabalho com gestão de pessoas, processos e eventos no campus.
Mesmo que 2024 tenha começado de forma turbulenta, com reformulação de aulas em algumas semanas devido às enchentes, o campus de Venâncio Aires completou 20 anos de instalação. Entre as mudanças, Feix ressalta a modificação de local do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), que do Centro passou a ser no próprio campus, em uma melhor estrutura de atendimento à população. Mesmo com a mudança, ele afirma que a movimentação e procura pelos serviços se manteve, após análise feita no fim de 2024. Além disso, o campus também contou com reestruturação de equipe e alteração de setores internos.
Olhar para o aluno
O coordenador acrescenta que, no ano passado, a Unisc também teve um olhar especial aos alunos. Por exemplo, os matriculados no formato EAD, a partir deste semestre, notarão melhorias na plataforma utilizada para os estudos e mais canais de comunicação com os professores. São cerca de 120 acadêmicos nesta modalidade.
Outra evolução é a mudança no formato do vestibular complementar, agora 100% on-line. O interessado acessa o site da Unisc, realiza a inscrição na hora, faz o pagamento via Pix e a prova de redação já é ofertada. A avaliação é feita de casa e, depois de finalizada, em poucos minutos é dado o retorno. Em caso de aprovação, a matrícula pode ser feita também de casa, se for a preferência do estudante. Inscrições para o vestibular complementar estão abertas até o início de março, quando iniciam as aulas. O vestibular principal continua sendo feito de forma presencial, tanto para cursos presenciais como EAD.
Curso técnicos não contam com vestibular. Apenas é feita inscrição no campus ou de forma on-line, e a entrega de documentação, que também pode ser digital. Os valores de investimento variam conforme a área e as inscrições serão finalizadas no dia 25 de fevereiro.
O curso técnico mais novo é o de Agropecuária, que está formando agora a sua quarta turma. “A região demanda profissionais desta área em diversos setores e acreditamos que vamos novamente fechar turma”, afirma. O início das aulas está previsto para o dia 5 de março. O diferencial dos cursos técnicos, segundo Feix, é contar com docentes que já atuam nas respectivas áreas de ensino. As matrículas do vestibular complementar estão abertas para os cursos presenciais de Administração, Direito e Ciências Contábeis. No técnico, há oferta de Agropecuária e Enfermagem. As aulas são presenciais, de segunda a quinta-feira, e à distância, nas sextas.
- 330 – é o número aproximado de estudantes do campus de Venâncio Aires, entre presenciais, técnicos, graduação e EAD.
Incubadora Tecnológica
- O coordenador lembra que no campus da Unisc Venâncio há também a Incubadora Tecnológica, que se encontra à disposição da comunidade e, principalmente, de empreendedores que queiram iniciar os seus negócios.
- No local é possível conhecer mais sobre empreendedorismo, as etapas de desenvolvimento, produtos e aproveitamento do espaço como suporte para o início de uma empresa. No momento, não há nenhuma empresa em atividade na Incubadora Tecnológica.
Planos para 2025
- Entre os objetivos do campus de Venâncio Aires para este ano, Feix elenca a retomada do projeto Inserção Comunitária, que já acontecia no município e foi suspenso em 2024. A ideia do projeto é proporcionar que alunos de diversos cursos sejam alocados para trabalho voluntário em instituições da Capital do Chimarrão. “Traz o aluno para uma realidade diferente e ele também consegue utilizar o trabalho no núcleo de horas flexíveis, é uma troca”, comenta o coordenador.
- Outro projeto que deve ser colocado em prática neste ano são oficinas para pessoas com idade superior a 50 anos. A ideia é realizar no campus de Venâncio oficinas de saúde, educação e culinária, ou até planejar um transporte dos alunos para o campus de Santa Cruz do Sul, uma vez na semana. Feix projeta que essa ideia seja implementada nos próximos meses.