Na quinta-feira, 3 de outubro, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) vibrou com a realização de mais uma edição da Feira de Cursos, evento tradicional da instituição que tem como objetivo apresentar a universidade aos aspirantes ao Ensino Superior. No total foram mais de 7,5 mil inscritos no evento, de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, dos quais cerca de 6,6 mil estiveram circulando pelo campus de Lajeado.
As turmas do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves, e da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, de Lajeado, chegaram cedo e garantiram os primeiros lugares na fila para ingressar no evento, logo pela manhã. A feira foi aberta a alunos do Ensino Médio, professores, equipes pedagógicas das escolas e demais interessados em conhecer a universidade e os cursos ofertados.
Depois de passar pelo lounge de entrada, em frente ao prédio 1, o público seguiu para as atividades organizadas pelos cursos. Foram oficinas, conversas com professores e estudantes e outras experiências preparadas especialmente para aqueles que desejam ingressar na universidade. Alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram acesso VIP a uma ação exclusiva realizada no Teatro Univates.
A feira ainda ofereceu espaços com atividades de orientação profissional, para esclarecer dúvidas sobre intercâmbio e para conhecer os serviços disponíveis para alunos da Univates. O Espaço do Professor foi dedicado às equipes pedagógicas que estiverem acompanhando as turmas das escolas participantes. Uma das novidades deste ano foi a realização da Feira em um turno extra, o da tarde.
O estudante Bernardo Reginatto, de Canudos do Vale, elogiou a organização da feira. “Os cursos são apresentados, de forma clara, e a estrutura está muito boa. O que mais me chamou a atenção foram as atividades no Complexo Esportivo, especialmente as atividades práticas, que tornaram a experiência mais dinâmica e mais leve”.
A Feira de Cursos é o principal evento da instituição. A reitora da Univates, professora Evania Schneider, expressou sua alegria ao receber um grande número de estudantes do Ensino Médio. “Este evento é especialmente importante, pois permite que os jovens explorem diversas profissões e reflitam sobre suas futuras carreiras. Os alunos têm a oportunidade de interagir com universitários, além de conversar com professores e coordenadores de cursos, e também participar do dia a dia da universidade”, explica ela.
A reitora destacou que esse é um momento de virada na vida dos jovens, marcado por desafios na tomada de decisões sobre o futuro. “A Univates se compromete a auxiliá-los na reflexão sobre suas trajetórias profissionais e a fazer escolhas bem informadas. É uma grande satisfação receber esses milhares de estudantes neste dia”.
O gerente de Comunicação e Marketing da Univates, Daniel Wallerius, também ressalta que a Feira de Cursos é um dia muito especial, pois envolve todos os que frequentam a universidade, incluindo professores, técnicos-administrativos e aqueles que já são estudantes. “Neste ano, em que fomos brindados com um dia lindo, a participação do público superou nossas expectativas. Observamos que os visitantes se envolveram com as atividades, aproveitaram as atrações e deram retornos muito positivos sobre suas experiências no campus. Isso coroa nosso esforço de meses de trabalho”.
Os preparativos para a Feira de Cursos começaram no início do ano, entre março e abril, com a definição do conceito e o cuidado com todos os detalhes. A organização do evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo técnicos-administrativos de diferentes setores, professores e alunos da Univates. Douglas Cadore, organizador da Feira, destaca que “este evento é fruto de um trabalho intenso, e é gratificante ver que os visitantes aproveitaram e saíram satisfeitos. Nosso objetivo é encantar os participantes e mostrar tudo o que a Univates oferece.”
Feira de Cursos ao longo do tempo
A Feira de Cursos é realizada desde 2001 na Univates, e se configura como um importante instrumento de interação da Universidade com as escolas de diferentes regiões. Estima-se que o evento tenha superado os 65 mil participantes ao longo das diferentes edições.
2024 = 6,6 mil participantes / mais de 300 escolas
2023 = 6,1 mil participantes / 309 escolas
2022 = 5 mil participantes / 210 escolas
2021 = 1,4 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2020 = 1,5 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2019 = 3,5 mil participantes / 159 escolas
2018 = 3,5 mil participantes / 140 escolas
2017 = 2,1 mil participantes / 138 escolas
2016 = 5 mil participantes / 111 escolas
2015 = 3,7 mil participantes / 120 escolas
2014 = 5 mil participantes / 99 escolas
2013 = 4,2 mil participantes / 78 escolas
2012 = 3,1 mil participantes / 78 escolas
2011 = 2,7 mil participantes / 44 escolas
2010 = 2,5 mil participantes / 44 escolas
2009 = 2,9 mil participantes / 38 escolas
2008 = 2,2 mil participantes / 44 escolas
2007 = 2,1 mil participantes / 34 escolas
2006 = 2,5 mil participantes / 28 escolas
2004 = 1 mil participantes / 23 escolas
Os anos de 2001, 2002 e 2003 também tiveram Feiras de Cursos, porém o número de participantes não foi contabilizado ou não foi registrado.
Estude na Univates
Quem quiser estudar na Univates em 2025 pode aproveitar a Feira de Cursos para realizar a inscrição gratuita no Vestibular de Verão ou nos cursos técnicos. São ofertadas vagas em 27 cursos de graduação presenciais, 18 cursos EAD e 21 cursos técnicos. Para os interessados em cursos de graduação presenciais, ainda há oportunidades de concorrer a Bolsas Provão e a Bolsas Impulsiona.
Informações sobre a participação nos processos seletivos e formas de ingresso podem ser obtidas na Feira de Cursos, com os volantes do evento, no site univates.br/vestibular, pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: AI Univates