No ramo de fabricação de vidros desde 2011, a VHM Vidros tem como um dos pilares a preocupação ambiental, com adoção de medidas sustentáveis na fábrica e apoio a iniciativas desta área.
Desde o início das atividades, possui um sistema de reaproveitamento da água utilizada no processo produtivo. Primeiramente, o sistema era de forma mais simples e, ao longo dos anos, recebeu várias melhorias.
A diretora do empreendimento, Mônica Griesang, explica que a água é essencial do processo produtivo da fábrica, já que é utilizada nos setores de lapidação, modelagem, usinagem, furação e lavagem. A empresa tem um volume de 900 mil litros de água utilizados ao mês. “Não há desperdício, pois toda a água utilizada nos processos da fábrica é coletada em canaletas internas e direcionada para a estação de tratamento”, salienta.
Processo
A água reutilizada passa por um processo de neutralização de pH e floculação de partículas. Depois disso, ocorre a separação dos resíduos de vidro, nos tanques de decantação. Após esse processo, é depositada em um reservatório de água limpa para ser reutilizada na indústria. “A água é parte essencial no nosso processo, pois o correto controle dos parâmetros de pH, dureza e condutividade garantem a qualidade das peças de vidro e preservação das máquinas”, acrescenta Mônica.
Planos futuros
A VHM Vidros já possui projeto de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na empresa. O novo sistema prevê o aumento da capacidade, além de automação no processo de tratamento e maior qualidade da água tratada. A intenção é que o novo sistema seja implantado ainda neste ano, quando a área de fabricação da empresa também deve ser ampliada.
A empresa
• A VHM Vidros, que fica localizada no Distrito Industrial, em Venâncio Aires, trabalha com a produção de vidros para as linhas branca (fornos), de refrigeração, setor moveleiro e construção civil. Com design que acompanha as tendências de mercado, a qualidade dos itens é um dos diferenciais do empreendimento, que trabalha com a produção de vidros planos e curvos.
900 mil
litros de água são utilizados na VHM, por mês. Todo o volume é reaproveitado.