A vacina bivalente contra Covid-19  protege contra novas variantes do coronavírus, como a Ômicron. (Foto: AI Prefeitura)
A vacina bivalente contra Covid-19 protege contra novas variantes do coronavírus, como a Ômicron. (Foto: AI Prefeitura)

Desde a segunda-feira, 3, a vacina bivalente contra a Covid-19 está sendo aplicada em um novo público em Venâncio Aires, as pessoas com alguma comorbidade, que tenham 12 anos ou mais. A imunização com esta vacina ocorre somente na UBS Central, nas segundas, quartas e sextas das 7h30min às 11h e das 13h às 19h. A concentração em um só local se dá devido ao controle de doses e frascos, já que o frasco aberto deve ser usado em até 12 horas.

Segundo a enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza, antes a vacina era aplicada somente em pessoas do público prioritário, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e imunossuprimidos. A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Janete lembra que para fazer alguma dose da vacina bivalente é necessário ter, pelo menos, duas doses da vacina monovalente ou a dose única da Janssen e esperar o intervalo de quatro meses desde a última dose feita. Aqueles que receberam doses de reforço também podem se vacinar com a bivalente.

Comorbidades

Dentre as pessoas incluídas nos grupos de comorbidades estão os diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência cardíaca, com pneumopatias crônicas graves, cardiopatas, com síndromes coronarianas e valvopatias. Além de pessoas com arritmias cardíacas, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doenças renais crônicas, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica, entre outras comorbidades.

  • Para receber a vacina, é necessário apresentar comprovação da comorbidade, cartão do SUS, caderneta de vacinação e documento com foto.