Vacina contra a dengue começa a ser aplicada nesta quinta-feira em Mato Leitão

-

A Secretaria de Saúde inicia nesta quinta-feira, 13, a aplicação das 68 doses da vacina contra a dengue enviadas pelo Ministério de Saúde ao município. Os imunizantes chegaram a Mato Leitão no fim da tarde de terça-feira, 11, mesmo dia em que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) iniciou o roteiro de distribuição para outras 60 cidades gaúchas.

No total, são 19 mil doses para municípios das regiões do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai. Conforme o Estado, outras seis cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre já haviam sido selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar da estratégia nacional de vacinação.

Segundo a coordenadora da epidemiologia e imunização do Município, Kátia Heinen, as vacinas são destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, idades que no Brasil concentram o maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina, que vai de 5 a 60 anos, conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Kátia explica que a proteção completa é feita com duas doses da vacina. A segunda aplicação ocorre no intervalo de três meses em relação à primeira. Segundo a enfermeira, quem teve dengue precisa esperar seis meses para receber a vacina.

Para ser imunizado é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão SUS. Após a aplicação, é orientado que o paciente permaneça 15 minutos em observação.

O horário de funcionamento na Sala de Vacinas é das 8h às 11h15min e das 12h30min às 16h15min. Na primeira quarta-feira de cada mês há horário estendido para a aplicação de imunizantes, com atendimento até as 19h30min. Atualmente, o município tem 42 casos de dengue confirmados.

Saiba mais

• Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a vacina (de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma) não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que no Rio Grande do Sul concentra o maior número de óbitos.

• O número de crianças e adolescentes com 10 a 14 anos em Mato Leitão é 372. Desse total, 194 são meninas e 178 meninos.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido