Vacinação contra gripe está liberada para a população a partir de seis meses de idade no RS

-

Com informações da SES-RS

Pessoas acima de seis meses de idade já podem receber a vacina contra a gripe. A ampliação do público foi anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde e passa a valer no Rio Grande do Sul.

“Cada município faz a sua organização de vacinação conforme a sua disponibilidade de doses”, explicou Eliese Denardi Cesar, chefe da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES).

No Rio Grande do Sul, mais de 400 das 497 cidades estão em estado de calamidade pelas chuvas. “Diante deste cenário, o município deverá avaliar a possibilidade de vacinação extra muros nos abrigos temporários onde está localizada a população”, ressaltou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs, Roberta Vanacôr Lenhardt.

A ampliação é realizada com doses remanescentes do público prioritário. No Estado, o público prioritário foi estimado em cerca de 5 milhões de pessoas. Segundo o painel do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul lidera a cobertura vacinal, tendo vacinado 35,83% do grupo prioritário formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas.

Em Venâncio Aires

Na Capital do Chimarrão, a ação de vacinação também segue com essa ampliação. A enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza, afirma que a relação das unidades de saúde que realizam a aplicação teve mudanças, pois algumas estão sem as câmaras de vacinas, devido aos estragos das chuvas e falta de energia com os temporais. Veja no box as unidades de saúde que estão com o atendimento de vacinação ativo.

Para receber a vacina, neste momento, Janete ressalta que quem não tiver documentos, pode somente informar o número do CPF. Quem não souber, poderá fazer a vacina da mesma forma, mas a equipe pede que nos casos que souberem, que informem, pois facilita para conseguirem fazer o cadastro no sistema. Quem tiver a documentação consigo, deve apresentar cartão do SUS e carteira de vacinação.

Ela ressalta que na última sexta-feira, 3, foi feita uma ação de vacinação contra gripe e tétano específica nos abrigos que estão com os moradores atingidos pelas enchentes.

No momento, a cobertura total de vacinação contra a gripe no município chega a 31,78% para os grupos prioritários, que são contabilizados na meta de alcançar os 90%. De forma separada, o grupo dos idosos está em 36,06% de vacinados; crianças 17,78%; gestantes 23,48% e puérperas 11,72%.

Ação

Neste sábado, 11, ocorre mais uma ação de vacinação contra a gripe. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central receberá a população das 8h às 12h.

Locais com vacinas contra gripe

UBS Central – com turno estendido, das 7h30min às 11h e das 13h às 19h

EAP Santa Tecla

ESF Santa Tecla

ESF Coronel Brito

ESF CAIC

EAP Gressler

ESF Gressler

EAP Tabalar

EAP Centro Linha Brasil

EAP Deodoro



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido