Com informações da SES-RS
Pessoas acima de seis meses de idade já podem receber a vacina contra a gripe. A ampliação do público foi anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde e passa a valer no Rio Grande do Sul.
“Cada município faz a sua organização de vacinação conforme a sua disponibilidade de doses”, explicou Eliese Denardi Cesar, chefe da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES).
No Rio Grande do Sul, mais de 400 das 497 cidades estão em estado de calamidade pelas chuvas. “Diante deste cenário, o município deverá avaliar a possibilidade de vacinação extra muros nos abrigos temporários onde está localizada a população”, ressaltou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs, Roberta Vanacôr Lenhardt.
A ampliação é realizada com doses remanescentes do público prioritário. No Estado, o público prioritário foi estimado em cerca de 5 milhões de pessoas. Segundo o painel do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul lidera a cobertura vacinal, tendo vacinado 35,83% do grupo prioritário formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas.
Em Venâncio Aires
Na Capital do Chimarrão, a ação de vacinação também segue com essa ampliação. A enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza, afirma que a relação das unidades de saúde que realizam a aplicação teve mudanças, pois algumas estão sem as câmaras de vacinas, devido aos estragos das chuvas e falta de energia com os temporais. Veja no box as unidades de saúde que estão com o atendimento de vacinação ativo.
Para receber a vacina, neste momento, Janete ressalta que quem não tiver documentos, pode somente informar o número do CPF. Quem não souber, poderá fazer a vacina da mesma forma, mas a equipe pede que nos casos que souberem, que informem, pois facilita para conseguirem fazer o cadastro no sistema. Quem tiver a documentação consigo, deve apresentar cartão do SUS e carteira de vacinação.
Ela ressalta que na última sexta-feira, 3, foi feita uma ação de vacinação contra gripe e tétano específica nos abrigos que estão com os moradores atingidos pelas enchentes.
No momento, a cobertura total de vacinação contra a gripe no município chega a 31,78% para os grupos prioritários, que são contabilizados na meta de alcançar os 90%. De forma separada, o grupo dos idosos está em 36,06% de vacinados; crianças 17,78%; gestantes 23,48% e puérperas 11,72%.
Ação
Neste sábado, 11, ocorre mais uma ação de vacinação contra a gripe. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central receberá a população das 8h às 12h.
Locais com vacinas contra gripe
UBS Central – com turno estendido, das 7h30min às 11h e das 13h às 19h
EAP Santa Tecla
ESF Santa Tecla
ESF Coronel Brito
ESF CAIC
EAP Gressler
ESF Gressler
EAP Tabalar
EAP Centro Linha Brasil
EAP Deodoro