Vacinação contra influenza começa no dia 10 de abril

-

A 25ª Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) vai começar no dia 10 de abril em todo o estado. Segundo a enfermeira Janete Fernandes de Souza, coordenadora do Setor de Imunizações, o diferencial deste ano é que as imunizações não vão ser feitas por etapas: todos os grupos prioritários serão atendidos juntos e a campanha vai seguir até o dia 31 de maio.

Janete destaca que a mudança é uma estratégia para conseguir aumentar a cobertura, já que agora não haverá espera para quem não for dos grupos prioritários. “Ano passado, tivemos uma das mais baixas adesões à vacinação contra a gripe. Foram apenas 64,7% de vacinados em Venâncio Aires”, afirma. O Dia D, quando será feita uma programação especial, com horários diferenciados de vacinação, ainda não tem data definida.

Sobre os locais que oferecerão as doses em Venâncio Aires, Janete enfatiza que esta etapa ainda está em definição, já que serão observadas as unidades básicas de saúde com salas de vacinação que poderão atender a demanda. A UBS Central será um dos pontos e, na próxima semana, serão divulgados os demais locais.

As crianças que nunca fizeram a vacina contra a influenza devem receber duas doses do imunizante, com intervalo de 30 dias. Além disso, quem recebeu a vacina contra Covid-19, não precisa mais fazer intervalo para receber a da influenza. Inclusive, as duas podem ser feitas no mesmo dia. A única contraindicação para a vacina da gripe é caso a pessoa estiver com sintomas da doença, como febre. Neste caso, o indicado é aguardar que os sintomas desapareçam.

Públicos prioritários

• Nos grupos prioritários, que terão os dados contabilizados na meta, fazem parte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

• O restante dos públicos incluídos como prioritários também recebem as doses, mas de forma administrada. Neste grupo estão todos os demais trabalhadores da educação; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; e trabalhadores portuários.

  • Para receber a vacina contra a gripe é necessário apresentar carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto. Pessoas com alguma condição especial devem também apresentar a documentação comprobatória, como receitas médicas.
  • 29.869 – É o total de integrantes dos grupos prioritários em Venâncio Aires. Destas, 18.979 são contabilizadas na meta de 90%, que será atingida se forem vacinadas pelo menos 17.082 pessoas.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido