Desde o início deste mês, Vale Verde conta com uma estação meteorológica, por meio do projeto Living Agro+Vales, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa é coordenada pelos professores Chana de Medeiros da Silva e Leonel Tedesco.
Através da parceria, a universidade fornece os equipamentos e a Prefeitura a área para instalação. No caso de Vale Verde, a estação está localizada junto ao Complexo Esportivo Hugo Froemming. Ela vai medir parâmetros como pluviometria, pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, radiação solar e velocidade e direção do vento.
O projeto Living Agro+Vales pretende, até o início de 2025, instalar 13 estações meteorológicas em localizações estratégicas dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Para o diretor do Departamento do Meio Ambiente de Vale Verde, Rodrigo Klamt, é de suma importância essa ferramenta. “Ela é fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e, assim, ajudar os agricultores a tomarem decisões”, destaca.
*Com informações da AI Prefeitura de Vale Verde