
Um indivíduo de 32 anos, natural de Venâncio Aires, foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira, 3, na BR-386, em Fazenda Vila Nova. Em uma busca no veículo que ele conduzia, um GM Cruze, emplacado em Lajeado, os patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram dez aves silvestres da espécie bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus), classificadas como ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

As dez aves estavam no assoalho no automóvel, dentro de caixas de leite, perfuradas. Os policiais constataram que os dez bico-de-pimenta estavam sendo transportadas de forma degradante, em espaço e ventilação inadequados, sujas de fezes, sem água e alimento. O condutor afirmou que transportava os animais desde Palhoça (SC), com destino a Arroio do Meio, em um percurso superior a 500 quilômetros.
O venâncio-airense não tinha antecedentes criminais e vai responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos. As aves foram encaminhadas ao REPRAAS (Rede de Proteção Ambiental e Animal) de Teutônia, onde receberão os cuidados necessários. O nome do preso não foi divulgado.
 
											 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		