O venâncio-airense Anderson Riedel, 32 anos, está entre os 26 formandos que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), na última quarta-feira, 19. A cerimônia da 50ª turma de Delegados de Polícia foi realizada no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre.
Riedel é natural de Linha Estrela, no interior de Venâncio Aires e já buscava a posição há mais de 10 anos. Ele, que é filho de Pedro e Lourdes Riedel, estudou na escola Marechal Floriano, de Linha Estrela, na Escola Monte das Tabocas e, também, completou o Ensino Médio na Escola Cônego Albino Juchem (CAJ). Além disso, o novo delegado é graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
“É uma emoção muito grande. Foi uma caminhada de 10 anos e a Polícia Civil é uma instituição bem-vista e espero poder fazer um bom trabalho”, declarou. Riedel não sabe em qual delegacia vai atuar, pois a nomeação ainda não foi publicada.
Formatura
O grupo de profissionais é egresso do concurso público realizado em 2018, que, além dos 100 aprovados previstos no edital, já chamou outros 45 excedentes. Eles foram convocados em setembro de 2022 e deram início à formação profissional, que tem carga horária de 875 horas/aula, em 24 de outubro.
Durante o período, cursaram disciplinas teóricas e práticas que buscam desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cargo, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, novas tecnologias aplicadas no combate ao crime, preparação na área de gestão e treinamento físico, defesa pessoal, técnicas de operações policiais e tiro, entre outras. A formatura marca, oficialmente, a conclusão desta última etapa do processo seletivo para ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil.
Durante a solenidade, o governador do Estado, Eduardo Leite, destacou a importância do investimento em recursos humanos como forma de reestruturar a segurança pública. Leite, que também foi escolhido como patrono pelos formandos, ainda desejou sucesso aos novos servidores. “Deem o máximo que puderem. Sem dúvida, esse esforço será recompensado na forma de muitas alegrias e na satisfação do cumprimento de uma função em uma instituição que tem a respeitabilidade e a credibilidade da nossa Polícia Civil, que muito nos orgulha”.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, falou sobre a importância de um trabalho conjunto das forças de segurança e sobre a importância dos profissionais valorizarem a vocação. “Guiem-se sempre pelos princípios que devem ser basilares de toda instituição policial: a hierarquia e a disciplina. Guiem-se sempre pela legalidade e mantenham sempre esse brilho no olhar”, disse aos formandos.
*Com informações do Governo do Estado do RS