Começa nesta quinta-feira, 19, e segue até sábado, 21, a 51ª Ciranda Cultural de Prendas – fase Estadual, que vai escolher as novas prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Neste ano, o evento ocorrerá em Bagé, município da atual 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Carolina Ribas Martins. Este é o nível máximo dos concursos de prenda, que iniciam na entidade tradicionalista e passam pela fase regional.
Desta vez, Letícia Schmachtenberg, 25 anos, 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista (RT) e integrante do Centro de Tradições Gaúchas Chaleira Preta, representará a Capital do Chimarrão e o Vale do Taquari.
A 24ª RT também terá como representantes no concurso a 1ª Prenda Mirim, Maria Eduarda Slaifer, do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, de Encantado; e a 1ª Prenda Juvenil, Amália Rempel Fontana, do CTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio.

Para concorrer, as prendas precisam realizar prova escrita, com conteúdos de tradição, tradicionalismo, folclore, geografia e história. Além disso, é necessário apresentar um relatório de atividades, mostra folclórica, prova oral, redação, prova artística desenvolvendo habilidades como danças tradicionais e de salão, canto ou declamação.
Ao todo, 72 prendas concorrem aos títulos, sendo 26 candidatas na categoria mirim, 23 na juvenil e outras 23 concorrentes na categoria adulta. Recebem a faixa as três primeiras colocadas em cada categoria.
“Sinto-me muito orgulhosa em levar a Capital do Chimarrão até o palco da Ciranda Estadual, espero bem representar a minha entidade, região e município.”
LETÍCIA SCHMACHTENBERG
1ª Prenda 24ª Região Tradicionalista