Márcia Maria König, 58 anos, é natural de Venâncio Aires, e desde outubro de 2021 está morando em Florianópolis, Santa Catarina, por motivos de trabalho. No entanto no mês seguinte a ida para a cidade, em novembro de 2021, foi diagnosticada com um tumor no ovário que se espalhou pelo peritônio, este tipo de câncer é conhecido como carcinomatose peritonial. Foram feitas quimioterapias agressivas e ao ser operada, foram descobertos mais tumores que atingiram sete órgãos. Na cirurgia foi retirada parte do intestino, estômago, trompas, ovários e útero. Agora a luta da venâncio-airense é contra diversos tumores que são metástases em todo baixo ventre. Um deles já está comprimindo a bexiga e por isso o rim pode parar.
Para conseguir manter os custos de vida e de todo o tratamento no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), Márcia pede ajuda por meio de vaquinha on-line e pela chave pix. “Toda semana tenho consultas, exames, quimioterapias que são feitas duas semanas seguidas e aí descanso uma; tomo mais de 10 tipos de medicamentos e só ganho três de forma gratuita, além da dieta diferenciada”, afirma. O marido faz tratamentos conta depressão e ansiedade. “Está bem difícil”! Márcia está no terceiro ciclo de quimioterapias e em tratamento na última instância com especialistas em dor.
- A vaquinha on-line pode ser acessada pelo link, mas a preferência das doações é via pix, na chave, 51 99673-1104, para evitar o pagamento de taxas.