Sabrina Renz, 28 anos, está pela segunda vez lutando contra um câncer e para isso pede a ajuda de todas as pessoas que possam de alguma maneira a ajudar a enfrentar esta doença. Segundo a jovem, o problema começou em agosto de 2021 quando, após perceber sinais anormais no corpo consultou a ginecologista que constatou o câncer maligno no útero já em estado avançado. O carcinoma estava com sete centímetros.
Depois de diagnosticado o câncer, a venâncio-airense começou o tratamento no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, em dezembro daquele ano. Fez 28 seções de radioterapia e seis de quimioterapia e em março de 2022 finalizou o tratamento com uma braquiterapia em Porto Alegre. “Até aí estava tudo indo bem, meu corpo estava reagindo e o tumor diminuindo, conforme os acompanhamentos de ressonância.”
Em outubro de 2022, quando a jovem passou por uma histerectomia total, coma retirada do útero, colo do útero e trompas, foram constatadas muitas fibroses em volta do tumor. “Ali o médico me falou da possibilidade do tumor estar voltando, pois já tinham linfonodos também”, afirma.
Quando foi fazer uma revisão no pós operatório, em janeiro deste ano, o oncologista solicitou que a jovem fizesse mais sessões de quimioterapia, pois através de nova ressonância foi visto que há dois meses novos tumores surgiram no canal vaginal e na pelve, além e uma camada de gordura na bexiga.
Desde então, Sabrina vem enfrentando uma nova luta contra o câncer. No momento ela faz quimioterapias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 21 em 21 dias, mas o recomendado para ela seria um tratamento de quimioterapia particular mais ágil e com menos efeitos colaterais que custa R$ 160 mil. “Entrei com uma ação no Ministério Público, mas no momento estou aguardando algum resultado.”
Ajuda
Para auxiliar com os custos de todo tratamento, incluindo remédios, deslocamento até as consultas e exames, nutricionista e alimentação adequada, Sabrina fez uma vaquinha on-line. “No meu primeiro tratamento, como eu tinha um dinheiro guardado, conseguimos nos virar e minha família pôde me ajudar também, mas desta vez não consigo”, desabafa.
Além da vaquinha, familiares e amigos da jovem estão organizando uma pastelada beneficente que será realizada no dia 10 de março, das 17h às 20h30min no Ginásio da Escola Cidade Nova. Os cartões são vendidos no valor de R$ 20 cada e dão direito a cinco pastéis de carne, sendo fritos ou congelados. Interessados em ajudar podem contatar a jovem pelas redes sociais.
- A vaquinha on-line de Sabrina Renz pode ser acessada clicando aqui.