Venâncio-airenses estreiam turnê ‘Novembro o Ano Inteiro’ em Santa Catarina

-

Estreou na quarta-feira, 1º de fevereiro, a primeira turnê da produção ‘Novembro o Ano Inteiro’, realizada pela produtora cultural Jaqueline Santos e o ator Sérgio Rosa, que busca levar o nome da Capital do Chimarrão para outros municípios através da arte. O trabalho dos venâncio-airenses, que integra palestras e coreografias de dança afro, foi apresentado no município de Antônio Carlos, em Santa Catarina.

De acordo com os produtores, o projeto tem o propósito de dialogar com professores e gestores de educação sobre a educação antirracista, letramento racial, equidade racial e a Lei 10.639 – que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, e também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

“Para nós, trabalhar essas pautas negras com professores é de fundamental importância, pois são eles os transformadores, e pensar uma educação para todos passa por pensar o negro e a educação”, destaca Rosa.

Após a estreia para cerca de 150 profissionais da educação no município catarinense, a turnê segue pelo Rio Grande do Sul. No dia 8 de fevereiro, em Vila Lângaro, dia 14 nos municípios de São Sepé e Vila Nova do Sul, e no dia 16 em São Martinho da Serra.

“Poder contribuir e dialogar com nossos agentes de transformação que são os professores é muito gratificante e empoderador para mim. São duas décadas de Lei 10.639, teoria, o diálogo e as práticas precisam caminhar juntos e ser semente nesta sensibilização. Me fortalece e me motiva a ajudar a construir uma educação que de fato queremos”, pontua Jaqueline.

O trabalho leva o nome de ‘Novembro o Ano Inteiro’ porque a dupla acredita na importância de sensibilizar professores e gestores sobre educação antirracista para que, de fato, a Lei 10.639 – que completou 20 anos no dia 3 de janeiro – seja colocada em prática, e que seja cumprida, ou seja, inserida no Projeto Político Pedagógico das instituições e que ações sejam realizadas muito além do mês de novembro.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido