Estreou na quarta-feira, 1º de fevereiro, a primeira turnê da produção ‘Novembro o Ano Inteiro’, realizada pela produtora cultural Jaqueline Santos e o ator Sérgio Rosa, que busca levar o nome da Capital do Chimarrão para outros municípios através da arte. O trabalho dos venâncio-airenses, que integra palestras e coreografias de dança afro, foi apresentado no município de Antônio Carlos, em Santa Catarina.
De acordo com os produtores, o projeto tem o propósito de dialogar com professores e gestores de educação sobre a educação antirracista, letramento racial, equidade racial e a Lei 10.639 – que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, e também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.
“Para nós, trabalhar essas pautas negras com professores é de fundamental importância, pois são eles os transformadores, e pensar uma educação para todos passa por pensar o negro e a educação”, destaca Rosa.
Após a estreia para cerca de 150 profissionais da educação no município catarinense, a turnê segue pelo Rio Grande do Sul. No dia 8 de fevereiro, em Vila Lângaro, dia 14 nos municípios de São Sepé e Vila Nova do Sul, e no dia 16 em São Martinho da Serra.
“Poder contribuir e dialogar com nossos agentes de transformação que são os professores é muito gratificante e empoderador para mim. São duas décadas de Lei 10.639, teoria, o diálogo e as práticas precisam caminhar juntos e ser semente nesta sensibilização. Me fortalece e me motiva a ajudar a construir uma educação que de fato queremos”, pontua Jaqueline.
O trabalho leva o nome de ‘Novembro o Ano Inteiro’ porque a dupla acredita na importância de sensibilizar professores e gestores sobre educação antirracista para que, de fato, a Lei 10.639 – que completou 20 anos no dia 3 de janeiro – seja colocada em prática, e que seja cumprida, ou seja, inserida no Projeto Político Pedagógico das instituições e que ações sejam realizadas muito além do mês de novembro.