Os venâncio-airenses Gabriel, Júlia e Rafael Brandenburg, ambos de 21 anos, participaram, nessa semana, do 26° Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), em Igrejinha, município gaúcho localizado no Vale do Paranhana. Integrantes da Comunidade Evangélica de Linha Sapé, eles representaram a Paróquia de Venâncio Aires e integraram a comitiva do Sínodo Centro Campanha Sul.
A programação, realizada entre o domingo, 27 de julho, e a sexta-feira, 1º de agosto, reuniu mais 1,3 mil jovens de todo o Brasil no Parque da Oktoberfest de Igrejinha. Oficinas, cultos e trocas de experiências marcaram o evento, que ocorre a cada dois anos e, nesta edição, teve como tema ‘A partir do coração’.
Gabriel e Rafael participaram do congresso pela segunda vez. Na edição anterior, em 2023, eles estiveram no evento realizado em Domingos Martins, no Espírito Santo. “O Congrenaje é uma oportunidade de conhecer e reencontrar pessoas que pensam como você. Também é o momento de falar sobre a palavra de Deus e espalhar coisas boas sobre Ele”, define Rafael.
Para Gabriel, que é estudante de Teologia, o Congrenaje é um “sopro de ânimo na caminhada de vocação”. “Estar junto com jovens de todas as regiões do Brasil, com idades, culturas e sotaques diferentes mostra a diversidade da qual a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) se constitui”, observa. Ele também ressalta as amizades com pessoas de diversos lugares. “Esse ânimo nos acompanha na volta para nossa comunidade e sínodo, colocando nossos dons a serviço”, salienta.
Na opinião de Júlia, que estreou no Congrenaje, o evento superou a expectativa e tem um significado especial na vida da família Brandenburg. “É muito significativo representar não só a Comunidade de Sapé, mas também a Paróquia de Venâncio e o Sínodo. É uma caminhada desde a infância, quando sentávamos no primeiro banco da igreja, em Sapé, e agora temos a oportunidade de estar neste evento, reunidos com jovens luteranos de todo o país, unidos pelo mesmo propósito, a mesma força e ideias. Foi uma oportunidade especial de falar sobre Deus, entender quais são os nossos dons e a nossa missão”, sintetiza ela, que é estudante de Jornalismo e repórter da Folha do Mate.