Edison e Rosângela Aquino conquistaram o bicampeonato na dança gaúcha de salão, na categoria Xiru (Foto: Divulgação)
Edison e Rosângela Aquino conquistaram o bicampeonato na dança gaúcha de salão, na categoria Xiru (Foto: Divulgação)

Ocorreu, no último fim de semana, o 16ª Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart), em Cristalina, Goiás. Venâncio Aires participou com três representantes. A patroa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Kelen Dewes, na categoria causo, e o casal Edison e Rosângela Aquino – patroa do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição –, que disputaram duas modalidades.

Como dupla, o casal sagrou-se bicampeão na dança gaúcha de salão, na categoria Xiru, com nota 29,884. De forma individual, Edison e Rosângela participaram nas declamações, também Xiru. Nesta, ele conquistou o primeiro lugar entre os homens, com nota 26,9. Ela ficou no terceiro lugar, com 24,8, na disputa feminina.

Para a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen da Rosa Mayer, os resultados são muito positivos. “É uma alegria muito grande, porque lá estava a bandeira da Capital Nacional do Chimarrão, levando o nome do nosso município, da 24ª Região Tradicionalista e do Estado do Rio Grande do Sul”, destaca.

Edison Aquino explica que participa destas competições não com o objetivo de ganhar, mas porque gosta de declamar e dançar. “A gente não faz o trabalho em busca disso. A gente quer fazer bonito, chegar lá e representar bem. E a consequência de representar bem pode ser uma premiação. Quando a gente quer, se dedica, gosta e faz as coisas com prazer, tem, com certeza, o sucesso”, afirma.

O Fenart ocorre a cada dois anos e é organizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Reúne participantes de vários estados. Na disputa entre os Movimentos Tradicionalistas Gaúchos (MTGs), o do Rio Grande do Sul foi o campeão geral.

Patrono dos Festejos Farroupilhas

  • Edison Aquino, além de multicampeão no Fenart, é patrono dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires de 2025.
  • Natural de Santiago e morador de Venâncio Aires há anos, é declamador, dançarino, oficineiro e incentivador da cultura tradicionalista. Ele também é sócio-fundador do Grupo Folclórico Essência da Tradição.