Mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e os inscritos, além de estarem com os estudos em dia para o teste, devem atentar para as questões práticas como a documentação, horários, locais e o que pode levar no momento da avaliação. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, Venâncio Aires tem 791 candidatos inscritos para a prova. Em todo o Brasil são quase 4 milhões estudantes.
Neste ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões ocorre sempre ao meio-dia e o fechamento às 13h. A prova inicia às 13h30min e, no primeiro dia, se estende até as 19h. Já no dia 12 de novembro, vai somente até as 18h30min. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação e, no segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Os locais de prova não são divulgados pelo Inep por questões de segurança. Cada aluno deve acessar o seu cartão de confirmação para verificar, além do local, data e horário. Este acesso é feito através da página do participante. O exame, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), é formado por quatro provas objetivas com 45 questões em cada área.
Também, é preciso fazer uma redação de no máximo 30 linhas sobre uma situação-problema que será apresentada. Os gabaritos serão publicados no dia 24 de novembro e os resultados serão divulgados dia 16 de janeiro de 2024.
O que levar nos dias de prova
- Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão de inscrição nos dias de aplicação da prova.
- Documento de identificação físico ou digital com foto.
- Caneta preta de material transparente.
- Lanche e bebida (opcional).
Saiba mais
- O Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Instituições de Educação Superior Portuguesas, bem como o apoio pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
- Apesar de o Enem ser feito comumente por estudantes que estão finalizando o terceiro ano do Ensino Médio, qualquer pessoa pode fazer a prova, mas os ‘treineiros’, aqueles que ainda não concluíram e não vão concluir o ensino médio em 2023, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.
- Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep.