‘Place Branding’, ou marca de território, começa a ser desenvolvido em parceria com o Sebrae
Por Caco Villanova
Criar um posicionamento e uma marca poderosa, que demonstre as vocações, as singularidades e os diferenciais do município, fortalecendo sua imagem e atraindo a atenção do público. Esse é objetivo do projeto que está se iniciando em Venâncio Aires, parceria do governo municipal, através do Espaço Empreendedor, e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta foi apresentada à comunidade na manhã de ontem, 23, no auditório da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).
Representante do Instituto de Design e Inovação Tecnológica (Idit), de Florianópolis, Santa Catarina, falou sobre as possibilidades de atrair visitantes e investidores e, consequentemente, potencializar a economia do município, especialmente pelo segmento do turismo. Para isso, Gisela Simões explicou que é necessário criar uma personalidade, um posicionamento e uma imagem territorial atraentes.
Como nós queremos ser percebidos? Como queremos ser lembrados? O que queremos que as pessoas falem de nós? A apresentação da proposta e respostas às perguntas transcorreram em formado de workshop, denominado ‘O papel do branding no seu território’. Gisela destacou o trabalho da Idit em mais de 30 municípios catarinenses, como Joinville, Bombinhas e Criciúma. Citou Pomerode como um dos cases de grande sucesso, bem como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O Instituto também atuou na criação de identidades da Rota dos Pireneus, Rota Gastronômica de Goiânia e em roteiros turísticos no Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia, entre outros estados.
A consultora está há vários dias em Venâncio Aires, observando a cidade, as pessoas, seus hábitos e costumes. A ideia é entender as vocações do município, objetivando despertar sentimentos de orgulho e pertencimento, fomentar o turismo e os pequenos e médios negócios e desenvolver a cidade de modo geral. “Estamos envolvendo vários atores da sociedade civil organizada. Temos o poder público, a iniciativa privada, instituições e representantes dos segmentos da sociedade civil.”
ALÉM DO CHIMARRÃO
Esse contato entre representantes da Idit, do Sebrae, da municipalidade e da comunidade em geral, é um primeiro passo para a criação do ‘place branding’ de Venâncio Aires. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, destacou o potencial turístico do município. “Venâncio é conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, mas tem muito mais que chimarrão”, lembrando que é também polo metal mecânico e de proteína animal no Rio Grande do Sul e um dos maiores exportadores gaúchos.
A gerente regional do Sebrae, Liane Klein, informou que o projeto integra o segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora, no caso de Venâncio Aires focado no turismo. Também destacou que o município é o primeiro do Estado a trabalhar com essa metodologia.
Também participaram do primeiro evento de branding o prefeito Jarbas da Rosa, secretários e servidores municipais, vereadores, a presidente da Caciva e anfitriã, Amanda Kappel, e empreendedores de vários segmentos, em especial o turístico.