
Em entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, nesta sexta-feira, 16, o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, atualizou os números para as eleições municipais de 6 de outubro. Com o prazo encerrado ontem, 15, foram contabilizados 167 pedidos de candidatura a vereador e quatro à Prefeitura.
Mosman explica que o número não é definitivo, podendo aumentar ou diminuir. Após as solicitações, cabe à Justiça Eleitoral avaliar as candidaturas baseado nos requisitos determinados pela legislação. É esperado que esse período leve cerca de 30 dias, no entanto, o chefe do Cartório Eleitoral entende que provavelmente haverá poucos casos, ou nenhum, de impugnação. Além disso, os partidos que não registraram o limite de candidaturas ao Poder Legislativo (que, em Venâncio Aires, é 16), podem registrar mais nomes pelas vagas remanescentes até 6 de setembro.
Funcionamento do cartório
A partir de hoje, início oficial da campanha eleitoral, o cartório da Capital do Chimarrão passa a funcionar diariamente, mesmo em sábados, domingos e feriados, com plantão do meio-dia às 17h. Ou seja, os prazos, como de recursos, por exemplo, seguem ininterruptamente ao longo dos dias.
Urnas
Eduardo Mosman informou também que, para o pleito deste ano, as urnas utilizadas em Venâncio serão as de última geração, lançadas em 2022. Na eleição federal e estadual de dois anos atrás, o equipamento disponível na Capital do Chimarrão ainda era antigo, datado de 2010. “Elas estão passando por simulados feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para testar o sistema”, conta.
Confira a entrevista na íntegra: