O programa Mais Médicos, que foi relançado pelo Governo Federal, teve edital publico na terça-feira, 18, no Diário Oficial da União. São mais de 6,2 mil vagas para todo o Brasil, sendo 552 para o Rio Grande do Sul, e destas, duas para Venâncio Aires.
Conforme o edital, os Municípios elegíveis para o chamamento público e que tenham interesse nas vagas ofertadas, deverão aderir ou renovar o Termo de Adesão e Compromisso, segundo as regras do edital, sob pena de não preenchimento das vagas disponíveis.
Conforme o governo, a finalidade do programa é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em unidades básicas de saúde (UBSs). O valor das bolsas deve continuar o mesmo oferecido atualmente, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde trabalham.
Para Venâncio Aires, o secretário de Saúde, Tiago Quintana, informou que o Município já está fazendo o cadastramento. Ainda, conforme ele, “serão profissionais para atenção básica, em alguma UBS, de preferência no interior.”