O Natal está se aproximando e, nesta semana, as compras para a data já podem ser feitas, de forma antecipada. A 2ª edição do Mercado de Natal começa na próxima sexta-feira, 24, e segue até o domingo, 26, com a presença de 15 expositores e artesãos já confirmados. Será no Clube de Leituras, para a comercialização de artigos com a temática do Natal. Veja no box os horários de atendimento em cada dia.
A coordenadora do evento, professora Voní Eidt, esteve na quarta-feira, 15, no programa Terra em Uma Hora, para divulgar a ação, que é importante para a sociedade e a difusão da cultura e arte. Ela destacou também que nos dias de exposições haverá apresentações musicais como o cantor Luís Antônio Klock.
O objetivo do evento, realizado em parceria com o Clube de Leituras, é movimentar a cultura local e trazer novamente as atividades no local, que estão esquecidas. “A arte existe para que a realidade não nos destrua e, no momento que vivemos, nossa responsabilidade, como adultos, é levar a magia do Natal para as crianças”, declarou.
Entre os trabalhos que estarão expostos e disponíveis para comercialização estão cerâmicas, costuras criativas, bordados à mão, crochê, enfeites de Natal, bolachas decoradas, pinturas e mosaicos. Voní enfatizou que mesmo que seja um evento direcionado para o Natal, também haverá itens fora da temática à venda. “Serão muitas coisas lindas, que vão encantar as pessoas”, afirmou. A expectativa é que o público corresponda ao evento e compareça em grande número.
A professora acredita que ainda há muito o que fazer pela arte em Venâncio Aires. De acordo com ela, os avanços são pequenos e é preciso ter mais pessoas engajadas. “Muitas vezes, dizem que em Venâncio não tem nada para fazer, mas sempre são as mesmas pessoas que frequentam eventos culturais. Há uma certa acomodação, entre outros fatores”, declarou. Voní destacou que há necessidade de as pessoas terem mais olhar para o movimento da cultura, para que seja valorizado, “pois potencial existe”.
“Natal é a festa de todos para todos. Então, contamos com a participação das pessoas, para que possam contemplar as artes e também comprar presentes de Natal. Queremos proporcionar uma experiência de esperança e alegria, que é o que falta no mundo de hoje.”
VONÍ EIDT
Coordenadora do 2º Mercado de Natal
Horários de atendimento
- Sexta-feira, 24: das 15h às 20h
- Sábado, 25: das 9h às 20h
- Domingo, 26: das 9h às 17h
Trabalhos sociais
- Voní Eidt também é conhecida por seus trabalhos com oficinas de arte no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Battisti e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Venâncio Aires. “Criar é vida e a arte salva. É preciso trabalhar a sensibilidade para ter coisas positivas a contar e memórias afetivas interessantes”, observou.
- No momento, ela atende nove mulheres e seis pré-adolescentes no Cras, enquanto que no Creas os atendimentos dependem dos encaminhamentos técnicos. “As pessoas vão à medida que necessitam e desejam frequentar as oficinas”, esclareceu.