Venâncio Aires terá Olimpíada de Robótica durante a Feira do Livro

-

Junto com a programação da 23ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que ocorre em setembro deste ano, será realizada pela primeira vez no município a Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires (Orva), nos dias 8 e 9 de setembro, em paralelo à 11ª edição da Mostra de Trabalhos, que já é tradicional.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliane Niedermeyer, diz que a olimpíada será dividia em três categorias: de pesquisa, já que a robótica envolve, também, projeto de pesquisa e precisa de um contexto; de percurso, em que os robôs são programados para percorrer uma pista ou tapete; e a arena, que é a disputa entre robôs.

O evento tem o propósito de continuidade, que a Secretaria de Educação valoriza. “É um produto de toda uma caminhada, um trabalho desenvolvido com estudantes e professores”, comenta. A olimpíada será realizada com todos os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental completo, já que é o público que participa das oficinas de robótica nos contraturnos escolares. Em cada escola, há um professor específico que tem carga horária direcionada para trabalhar sobre robótica com os alunos.

A expectativa da equipe de educação sobre a participação e realização do evento é a melhor possível. “É um trabalho integrado, articulado, planejado e com recursos aos profissionais. Esperamos que seja proveitoso e que possa ter continuidade.” A Escola Maker estará presente para dar assessoria aos participantes durante o evento.

Saiba mais

1 O contato com a robótica começou depois dos investimentos do programa Conecta Educação, que destinou mais de R$ 3,5 milhões em chromebooks, notebooks e kits de robótica para as escolas. Neste programa foi firmada a parceria com a Escola Maker.

2 Em março, os professores da rede municipal formaram o Clube de Robótica, que realiza encontros mensais para troca de experiências e aprendizados.

3 Apesar de a olimpíada ser focada nos estudantes dos anos finais das escolas, o público da Educação Infantil também já tem aproximação com o mundo da robótica. As professoras dos pequenos usam os materiais e kits nas aulas em atividades como contação de histórias e ações lúdicas.

4 Durante o Fórum de Educação deste ano, a robótica foi tema de oficinas, e durante as paradas pedagógicas, o assunto sempre é voltado para as capacitações.

“Poderíamos somente ter comprado os kits e distribuído para as escolas, mas nós, como setor pedagógico, entendemos que é preciso um investimento para que o material seja eficaz e efetivo nas escolas, com apoio, formações continuadas e abertura de espaço.”
JULIANE NIEDERMEYER
Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação

Juliane Weiss Niedermeyer é coordenadora pedagógica da secretaria de Educação. (Foto: Luana Schweikart)
Juliane Weiss Niedermeyer é coordenadora pedagógica da secretaria de Educação. (Foto: Luana Schweikart)
  • 200 é o número de alunos dos anos finais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Venâncio Aires que participam dos clubes de robótica. Em nove escolas de Venâncio Aires, são 14 grupos.

Premiação

• Os três clubes de robótica com a maior pontuação na nota final serão premiados.
• 1ª lugar: a escola receberá uma impressora 3D.
• 2º lugar: a escola receberá um kit Aventura Steam.
• 3º lugar: a escola receberá um kit de ferramentas.
• O clube classificado em primeiro lugar receberá credenciamento para a 2ª Olimpíada de Robótica de Esteio (ORE).

A preparação para o evento

A Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Benno Breunig é um dos educandários da rede municipal que está se preparando em seu clube de robótica para participar da olimpíada. A orientadora educacional que acompanha o clube, Rosângela Kaercher, 47 anos, explica que as oficinas no contraturno dos anos finais iniciaram em junho e ocorrem uma vez na semana, com alunos do 7º, 8º e 9º anos. “Estamos gostando da participação dos alunos, eles são curiosos e nas oficinas descobrimos muitos talentos na robótica.”

A professora Rosângela auxilia os grupos que também fazem uso dos chromebooks na programação dos robôs.

Ela destaca que já na mostra de trabalhos da escola houve apresentações usando a robótica e que todos estão ansiosos para participar da olimpíada. Na tarde de quinta-feira, 4, os estudantes se reuniram para mais uma aula do clube, quando os grupos trabalharam para finalizar a programação dos robôs, conectar via bluetooth e fazer o controle pelo celular, tanto na atividade do percurso, quanto na arena, quando dois robôs se enfrentam.

Os alunos Bruno Vinícius Leopoldo e Lucas Marques, ambos com 12 anos e estudantes do 7º ano, formam uma das duplas que disputará a categoria percurso na olimpíada. Os jovens treinam a atividade e explicam que entre as regras não podem sair do trajeto com as duas rodas do robô, devem fazer todo o percurso no menor tempo possível e, ao todo, a dupla tem duas tentativas.

Bruno e Lucas formam uma das duplas da categoria trajeto que pretendem participar da Olimpíada de Robótica.

Na quinta, foi a primeira aula de robótica de Bruno, que afirma que se encantou com a possibilidade quando viu os robôs durante a mostra de trabalhos da escola. “Me interessei bastante e logo decidi começar as aulas. Hoje já fiz uma dupla e estou empenhado para participar da olimpíada.” Já Lucas está no clube de robótica há aproximadamente um mês. “Está sendo uma experiência bem diferente de tudo que já tivemos na escola”, comenta.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido