Amturvales e Aturvarp celebram termo de cooperação durante a 17ª Fenachim para realização do Turisvale 2026
Por Caco Villanova

No Dia Nacional do Turismo e durante o maior evento social, de lazer, negócios e turismo de Venâncio Aires, a 17ª Festa Nacional do Chimarrão, presidentes das associações dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) firmaram termo de convênio com objetivo de fortalecer a identidade regional e ampliar estratégias conjuntas de desenvolvimento. E a principal ação anunciada é a realização da segunda edição da Turisvales em 2026, tendo a Capital Nacional do Chimarrão como sede. A primeira foi realizada em 2013, em Lajeado.
O Fórum Turismo nos Vales: As Raízes do Rio Grande do Sul trouxe profissionais do turismo, como guias, agentes e empreendedores para o auditório do Parque Municipal do Chimarrão, além de autoridades locais e servidores públicos municipais e estaduais que atuam no setor. O presidente da Amtuvales, Rafael Fontana, explica que as duas entidades já vêm atuando em parceria e que a diferença, a partir da assinatura do termo de cooperação, é que passam a agir em conjunto a elaboração de plano de ações e estruturações. Desta vez, mais focadas em questões como qualificação profissional, planejamento de eventos, elaboração de roteiros e projeção do potencial turístico da Região dos Vales para fora do Rio Grande do Sul. “Para isso, precisamos de mais força.” O colega da Aturvarp reforça a parceira, “mas, hoje, assinamos formalmente um termo de cooperação que vai nos permitir fazer muitos outros grandes eventos conjuntos”, complementou Djalmar Ernani Marquardt. Ele acredita que a união de esforços fará a diferença.
Após a assinatura do termo para o Turisvale, os presidentes coordenaram um bate papo com a presidente do Sindicado dos Guias de Turismo do Rio Grande do Sul, Rosane Fetrin, a analista técnica do Serviço Social do Comércio (Sesc), Pricila Gurgel, e com a representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Tatiane Garthner. Entre os assuntos, capacitação e valorização dos profissionais, estrutura de organização dos empreendimentos, estrutura e serviços de apoio, divulgação, promoções e apoio do poder público.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hüttmann, informou que a Turisfeira já está sendo organizada. A intenção era anunciar a data de lançamento, adiada em função de muitos eventos que estão sendo realizados no Estado sobre turismo. Destacou que, ano que vem, haverá nova edição da Fenachim, que completa 40 anos desta a sua criação.
Para a tarde, o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Maurício Schaidhauer abordará o tema ‘Além do óbvio: desvendando novas ideias para experiências turísticas inesquecíveis’. Também palestram o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, sobre ‘As raízes do Rio Grande do Sul, e a diretora de Turismo do Estado, Cláudia Mara, sobre ‘Como transformar a identidade em produto’. Para encerrar, serão apresentados dois cases, um no Vale do Taquari, Nozes Pitol, e outro no Vale do Rio Pardo, a Pousada Romântica Buraco Fundo, de Vale Verde.
