Segundo o Painel de Casos de Dengue do RS, sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde, o município de Venâncio Aires confirmou mais três casos de dengue neste ano. Agora, o total é de quatro situações positivas de dengue na Capital do Chimarrão.
Os quatro casos confirmados são de pacientes mulheres, sendo duas na faixa etária de 60 a 69 anos, uma entre 50 e 59 anos e uma entre 30 e 39 anos. Três destes casos são considerados autóctones, ou seja, contraídos no local de residência dos pacientes. No momento, não há casos em investigação.
Os dados do painel foram atualizados nesta terça-feira, dia 11. Nesta décima semana epidemiológica, em 2024, já eram 43 casos confirmados.
No ano passado o município registrou 2.303 casos da doença, com dois registros de óbitos por complicações do quadro dos pacientes. A Prefeitura de Venâncio Aires tem realizado diversas ações de combate ao mosquito nos últimos anos e a vacinação contra a dengue está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
No Rio Grande do Sul, em 2025 já são 781 casos de dengue confirmados, com maior incidência em pessoas de 30 a 39 anos. No ano passado, foram 208.676 casos e 281 óbitos por complicações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.