Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.408 títulos de eleitor de Venâncio Aires devem ser cancelados após os titulares faltarem os últimos três pleitos (1º e 2º turnos de 2022 e 1º turno 2024) sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias. O número representa 2,6% do atual número total de eleitores aptos na Capital do Chimarrão, que é de 53.713. Na microrregião, Mato Leitão tem o maior número de títulos a serem cancelados: 61 (1,4% do total). Depois aparece Vale Verde, com 43 (1,2%), e Passo do Sobrado, com 39 (0,7%).
O prazo para regularizar a situação do título encerrou segunda-feira, 19, mas os eleitores ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, após o dia 30, já será possível ir ao local para solicitar a regularização do título, com o pagamento das multas.
De acordo com Mosman, na prática, a diferença é que, para quem perdeu o prazo, o processo de recuperação é mais burocrático. “Antes, pagando a multa se resolvia. Agora, o título será cancelado e o eleitor precisa fazer uma revisão ou transferência para restabelecer a inscrição”, observa. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.
Eleitores que não regularizarem a situação terão a inscrição cancelada automaticamente, ficando impedidos de se candidatar a cargos públicos, incluindo concursos, realizar o quite do Imposto de Renda, obter passaporte ou emitir nova carteira de identidade, entre outros.
Títulos que podem ser cancelados
- Venâncio Aires: 1.408
- Mato Leitão: 61
- Vale Verde: 43
- Passo do Sobrado: 39
*Com informações de Agência Brasil