Prazo para declarações de rebanho no Rio Grande do Sul, que é uma obrigação sanitária, começa dia 1º de abril.
O prazo para a Declaração Anual de Rebanho, obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais, começa dia 1º de abril e segue até 30 de junho. Em Venâncio Aires, segundo o Departamento de Defesa Agropecuária, a chamada Inspetoria Veterinária, são esperadas 3.565 declarações em 2025. “Ano passado foram entregues 2.874, das 3.509 esperadas, totalizando 81,9%. As enchentes atrapalharam esses números e por isso esperamos um índice melhor em 2025”, estima João Juliano Pinheiro, médico veterinário e fiscal agropecuário em Venâncio.
Declarações de rebanho na microrregião
Na microrregião, considerando a soma de Passo do Sobrado, Vale Verde e Mato Leitão, municípios que também são de responsabilidade do órgão local, são esperadas 1.795 declarações (veja abaixo). “É importante esclarecer que esse saldo de rebanho é de animais cadastrados na inspetoria. Ainda faltam cadastrar muitos animais, principalmente suínos”, observa Pinheiro.
Com a declaração, o Estado busca um retrato mais detalhado da produção pecuária no Rio Grande do Sul, com informações sobre infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais.

Como fazer a declaração de rebanho
Para fazer a declaração, pode ir pessoalmente à inspetoria ou fazer pelo site agricultura.rs.gov.br. A não declaração pode acarretar em auto de infração, que gera uma advertência ou multa, dependendo se o produtor é reincidente ou não.
O horário de atendimento da Inspetoria de Venâncio é das 7h45min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, na rua General Osório, 1948, bairro Brígida. Os contatos são pelo 3741-2639 ou pelo e-mail ivz-venancioaires@agricultura.rs.gov.br.