Já virou rotina conferir, no topo da tela do celular, se o sinal 3G ou 4G está em funcionamento e garantindo conexão estável com internet e telefonia móvel. No entanto, nos últimos meses, alguns moradores de Venâncio Aires tiveram uma surpresa ao realizar esse processo cotidiano: a presença do 5G.
Desde dezembro de 2024, as operadoras de telefonia estão livres para instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país. A ativação ocorreu após a retirada total de interferências que impediam a ativação do sinal, na faixa de frequência de 3,5 giga-hertz (GHz). Segundo painel de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Capital do Chimarrão já conta com cinco antenas adaptadas à frequência 5G, sendo quatro da operadora Vivo e uma sem identificação – localizada na rua 1º de Março, ainda não está oficialmente catalogada, mas apresenta o sinal compatível.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann explica que, após o leilão da Anatel, as empresas comprometeram-se a investir em infraestrutura para atender todas as 5.570 cidades do país até 2030. A legislação de Venâncio Aires, de acordo com ele, está preparada para a novidade e é uma das únicas cidades que não cobra alvará ou taxas para a instalação.
Sinal 5G na prática
A reportagem da Folha do Mate percorreu pontos da região central do município na tarde de quarta-feira, 21, para conferir em quais locais o sinal é recebido. Durante o percurso, foi notada a frequência próximo das ruas Conde D’Eu, Duque de Caxias, Voluntários da Pátria e Carlos Wagner. O sinal na Conde D’Eu é limitado ao trecho entre a rua Osvaldo Aranha e a 1º de Março, enquanto que na rua Voluntários da Pátria, são poucos pontos com acesso, em especial próximo à rua Júlio de Castilhos.
Contudo, o maior alcance está no bairro Aviação, onde a rua Carlos Wagner e quadras próximas têm o sinal, desde a Duque de Caxias até a General Osório. Nos demais pontos da Capital do Chimarrão, não foi obtida a frequência 5G. Apenas aparelhos da operadora Vivo recebem o sinal neste momento.
Estações em Venâncio
• 10 da Tim
• 7 da Claro
• 8 da Vivo
• 25 no total
Com 5G disponível
• Estação no quilômetro 78 da RSC-287 (Vivo)
• Rua Conde D’Eu, número 3.388, Centro (Vivo)
• Rua Voluntários da Pátria, número 1.166, Centro (Vivo)
• Rua Duque de Caxias, entre os números 139 e 163, Aviação (Vivo)
• Estação na rua 1º de Março ainda não está catalogada, mas também apresenta a frequência 5G
O que muda com o 5G
Velocidade: o 5G é significativamente mais rápido do que o 4G, permitindo downloads e uploads muito mais rápidos.
Latência: o sinal tem menor latência, o que significa que as interações em tempo real são mais rápidas e fluidas.
Capacidade: suporta mais dispositivos conectados simultaneamente, o que é importante para cidades inteligentes e outros casos de uso que exigem alta densidade de conexão.
Frequência: utiliza frequências mais altas que o 4G, o que permite uma maior velocidade de transmissão de dados, mas também exige uma rede de antenas mais densa.
As dificuldades no interior
Enquanto o sinal avança em qualidade na região urbana, diversas localidades do interior de Venâncio Aires ainda sofrem com um ‘apagão comunicativo’. Painel da Anatel aponta que são oito estações de telefonia no interior do município (confira no box), prevalecendo o sinal da Claro, com quatro destas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, os investimentos em tecnologia e infraestrutura para melhoria do sinal de internet são, principalmente, das empresas privadas, que investem e têm o retorno na exploração do sinal com a captação de clientes. “O papel do Município é estar sempre com a legislação atualizada e criar condições para que o ambiente regulatório seja favorável para expansão das operadoras”, argumenta.
Estações no interior
• Vila Arlindo (Claro)
• Linha Marechal Floriano (Vivo)
• Centro Linha Brasil (Tim)
• Vila Santa Emília (Claro)
• Duas em Vila Estância Nova (Tim e Claro)
• Linha Travessa (Vivo)
• Linha Bem Feita (Claro)