Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira, 5, o portal Venâncio na História (venancionahistoria.com.br) lança o concurso ‘Responsabilidade Ambiental em toda parte’.
A iniciativa voltada especialmente para o público em idade escolar, será realizada de junho a setembro deste ano, e integra as ações da bandeira institucional da Folha do Mate e Rádio Terra FM, denominada Responsabilidade Ambiental. O concurso conta com o apoio da Alliance One.
O objetivo do desafio é incentivar estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas de Venâncio Aires a relatarem em uma reportagem escrita as iniciativas ambientais identificadas na comunidade escolar.
Na produção jornalística, os estudantes poderão trazer depoimentos, fotos, registros e contar o que é feito na própria escola, no bairro ou por famílias de estudantes em prol do meio ambiente. A identificação e divulgação de pequenas ações que fazem diferença no meio ambiente é o propósito deste desafio.
“Unindo jornalismo, educação e responsabilidade ambiental, o projeto busca ser o principal marco da bandeira institucional da Folha do Mate no ano de 2023, assim como uma forma de dar maior visibilidade e ampliar a inserção do site venancionahistoria.com.br na comunidade”, destaca a diretora Comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho.
“O projeto ‘Responsabilidade Ambiental em toda parte’ visa dar visibilidade a iniciativas de proteção ambiental inspiradoras, que muitas vezes não chegam ao conhecimento da comunidade nem dos veículos de comunicação. Vem ao encontro da bandeira institucional lançada em março deste ano.”
PAULA CARVALHO – Diretora Comercial
Quem pode participar
Poderão participar os alunos matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires. Será validada uma inscrição por turma. As reportagens deverão ser enviadas em arquivo digital, por e-mail, de 1º de julho a 25 de agosto de 2023. Já os resultados serão divulgados na segunda quinzena de setembro, em ação comemorativa ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
Para análise, os jurados irão analisar se o trabalho seguiu o formato jornalístico na elaboração do conteúdo, o envolvimento da escola e comunitário na produção da pauta e o impacto ambiental das ações relatadas. “Esperamos contar com o mesmo engajamento das turmas que participaram no ano passado, quando recebemos reportagens sobre a história de 22 escolas do município. Todas muito bem elaboradas, propiciando um material histórico riquíssimo para nosso site Venâncio na História”, relembra Paula.
Premiação
- As turmas vencedoras receberão uma atividade de integração promovida pela equipe da Folha do Mate e Terra FM, medalhas, certificados de participação no concurso e um lanche de integração. Um prêmio especial para as escolas ainda será divulgado até o encerramento do período de inscrições.
- Como forma de ampliar a divulgação das reportagens premiadas, a equipe Folha do Mate e Terra FM produzirá um minidocumentário sobre as três iniciativas relatadas em reportagem.
- As três turmas vencedoras receberão uma visita na escola para a atividade de premiação e irão assistir, em primeira mão, o minidocumentário produzido que, posteriormente, será disponibilizado no canal do YouTube Venâncio na História e plataformas digitais.
História das escolas
- Em 2022, o projeto Venâncio na História lançou o Desafio Minha Escola na História. Ao todo, 22 escolas inscreveram trabalhos e três foram premiados.
- Na oportunidade, os alunos de turmas de 4º ano do Ensino Fundamental tiveram que elaborar uma reportagem sobre a história da escola.
- Escaneie o QR Code e confira o trabalho das escolas participantes.