Venâncio pode perder até R$ 4,5 milhões do FPM pela população projetada pelo Censo 2022

-

Na quarta-feira, 28, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados prévios do Censo Demográfico 2022. De acordo com o levantamento, Venâncio Aires tem 68.420 habitantes, abaixo dos 72.373 projetados. Com isso, a Capital do Chimarrão cai uma faixa no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), saindo do coeficiente 2,6 (entre 71.317 e 81.504 habitantes) para 2,4 (entre 61.129 e 71.316 habitantes), o que pode impactar em até R$ 4,5 milhões no município.

Contudo, de acordo com a Lei Complementar 165/2019, os coeficientes de quem perde são congelados enquanto a pesquisa do Censo não é finalizada, enquanto os que aumentam ganham. Sendo assim, Venâncio Aires não sofrerá com a redução ainda neste ano de 2023.

De acordo com a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, como a informação foi divulgada pelo IBGE na manhã de ontem, ainda não houve reuniões sobre o quanto em valores o município de Venâncio irá perder de receita em razão do novo coeficiente. “Quanto à possibilidade de recorrer, ainda estamos estudando o assunto junto com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul)”, destaca.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido