Em reconhecimento ao compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires com as ações de promoção da equidade racial e a implementação de ações educacionais que valorizam a diversidade e combatem o racismo, o município recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais.
O selo é concedido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) às secretarias de educação do país que desenvolvem ações pedagógicas e de gestão na promoção da equidade racial. As secretarias agraciadas podem ainda se inscrever no Incentivo Financeiro do Selo, destinado a fortalecer as ações voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, habilitação que Venâncio Aires já encaminhou.
Conforme o secretário Municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, o reconhecimento fortalece os trabalhos que o município motiva entre as escolas da rede. “Recebemos com alegria o Selo Petronilha Beatriz Conçalves e Silva e dedicamos à nossa rede municipal, que entende e desenvolve as propostas que temos de ações como os encontros de formação continuada com a temática para as relações étnico-raciais e as atividades que valorizam a história e a cultura afro-brasileira e indígena desde a Educação Infantil até o fim do Ensino Fundamental”, destacou o secretário. Ele também destaca que a secretaria trouxe, pela primeira vez na história das programações do Fórum de Educação, uma palestrante negra, a Luana Tolentino e o primeiro palestrante indígena, o Daniel Munduruku, numa demonstração muito natural das atividades promovidas pela pasta e pelas escolas da rede também em suas comunidades escolares.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura