Em decorrência de mais um ciclone extratropical, a Capital Nacional do Chimarrão voltou a sofrer com as fortes chuvas nesta semana. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre as 18h da terça-feira, 11, e 18h de quarta-feira, 12, foram registrados 69 milímetros em Centro Linha Brasil, 62 milímetros em Vila Mariante e 61 no Centro de Venâncio Aires.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, o arroio Castelhano, pelas fortes chuvas nas regiões mais altas do município, ainda deve subir nesta quinta-feira. “Pedimos cautela para todos, principalmente das regiões baixas da cidade, que tenham atenção redobrada. Nossa equipe está à disposição para qualquer ajuda”, reitera.
Outro ponto de atenção é a elevação do rio Taquari, em Vila Mariante, que, de acordo com Teixeira, avança em ritmo lento. Às 18h, o nível em Vila Mariante era de 5,22 metros, dentro da normalidade.
A situação é monitorada durante toda a semana pelas equipes da Prefeitura e os telefones de contato para a população em caso de emergência são o (51) 93505-5953 da Defesa Civil e ainda o 193 do Corpo de Bombeiros. Além de fortes precipitações, as previsões climáticas também incluem ventos para a região de Venâncio Aires e queda das temperaturas.
Escolas
No início da noite desta quarta-feira, 12, o vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), anunciou, em rede social, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino nesta quinta-feira, 13, devido aos alertas da Defesa Civil da possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado.
Na rede municipal, apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, de Linha Campo Grande, suspendeu as aulas para amanhã.
Próximos dias
Segundo o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, cerca de 30 milímetros de chuvas são projetados para amanhã e sexta-feira no Vale. Nesta quinta-feira, 13, a previsão aponta para 25 milímetros e temperaturas entre 10º e 15º C. Já na sexta-feira, 14, a projeção é 3 milímetros, com mínimas de 8º C e máxima de 14º C.
Ventos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para grande perigo em boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido até o início da manhã de quinta-feira, é para chuva e ventos, que podem ser superiores a 100 quilômetros por hora, em alguns locais.
As áreas mais afetadas devem ser as regiões noroeste, nordeste, centro ocidental, centro oriental, região metropolitana, sudoeste e sudeste do estado, além do sul catarinense.
Neve
De acordo com a Defesa Civil nacional, é possível que neve em alguns pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o comunicado, realizado na terça-feira, 11, o fenômeno pode ocorrer por conta da passagem de mais um ciclone extratropical na região.