Venâncio registra mais de 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

-

Em decorrência de mais um ciclone extratropical, a Capital Nacional do Chimarrão voltou a sofrer com as fortes chuvas nesta semana. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre as 18h da terça-feira, 11, e 18h de quarta-feira, 12, foram registrados 69 milímetros em Centro Linha Brasil, 62 milímetros em Vila Mariante e 61 no Centro de Venâncio Aires.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, o arroio Castelhano, pelas fortes chuvas nas regiões mais altas do município, ainda deve subir nesta quinta-feira. “Pedimos cautela para todos, principalmente das regiões baixas da cidade, que tenham atenção redobrada. Nossa equipe está à disposição para qualquer ajuda”, reitera.

Outro ponto de atenção é a elevação do rio Taquari, em Vila Mariante, que, de acordo com Teixeira, avança em ritmo lento. Às 18h, o nível em Vila Mariante era de 5,22 metros, dentro da normalidade.

A situação é monitorada durante toda a semana pelas equipes da Prefeitura e os telefones de contato para a população em caso de emergência são o (51) 93505-5953 da Defesa Civil e ainda o 193 do Corpo de Bombeiros. Além de fortes precipitações, as previsões climáticas também incluem ventos para a região de Venâncio Aires e queda das temperaturas.

Escolas

No início da noite desta quarta-feira, 12, o vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), anunciou, em rede social, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino nesta quinta-feira, 13, devido aos alertas da Defesa Civil da possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado.

Na rede municipal, apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, de Linha Campo Grande, suspendeu as aulas para amanhã.

Próximos dias

Segundo o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, cerca de 30 milímetros de chuvas são projetados para amanhã e sexta-feira no Vale. Nesta quinta-feira, 13, a previsão aponta para 25 milímetros e temperaturas entre 10º e 15º C. Já na sexta-feira, 14, a projeção é 3 milímetros, com mínimas de 8º C e máxima de 14º C.

Ventos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para grande perigo em boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido até o início da manhã de quinta-feira, é para chuva e ventos, que podem ser superiores a 100 quilômetros por hora, em alguns locais.

As áreas mais afetadas devem ser as regiões noroeste, nordeste, centro ocidental, centro oriental, região metropolitana, sudoeste e sudeste do estado, além do sul catarinense.

Neve

De acordo com a Defesa Civil nacional, é possível que neve em alguns pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o comunicado, realizado na terça-feira, 11, o fenômeno pode ocorrer por conta da passagem de mais um ciclone extratropical na região.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido