Neste sábado, 25, a organização Povo de Terreiros de Venâncio Aires tem um convite. Será realizado o 1º Encontro de Quimbandeiros de Venâncio Aires, com o tema ‘Exu abre caminhos é só você ter fé’. A atividade, que será no Parque do Chimarrão, no palco Super Lenz, terá início às 22h e tem término previsto para as 2h.
É preciso que cada interessado em participar traga seu kit para juntos fazerem a magia com o povo de Exu. Durante a noite também será feita uma ação solidária, todos estão convidados a trazer um quilo de alimento não perecível, que serão doados as famílias carentes do município. O apoio do evento é da Prefeitura de Venâncio Aires e da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.
Em nome de toda organização, o professor e sacerdote religioso Everson de Xangô explica que evento busca reunir através do movimento do povo de terreiro de matriz africana todos os simpatizantes da religião, que é a mais antiga do mundo. “O intuito é termos espaço na sociedade e serem reconhecidos, não como macumbeiros, feiticeiros ou qualquer outro nome negativo que recebemos, mas sim pela nossa religião.”
Ele também afirma que eventos como este já são realizados por todo o estado do Rio Grande do Sul e até fora, e agora querem estabelecer essa programação na Capital do Chimarrão. Além disso também serão incluídas as religiões afro umbandista, a umbanda; e a quimbanda. “Pretendemos manter o evento de forma anual”, comenta Everson que é sacerdote religioso.
Além de Everson também são os organizadores do evento: Pai Zeca de Ogum, Pai João de Agandju, Pai Everson de Xangô, Mãe Leticia de Oyá, Mãe Yná de Oyá, Mãe josy de oxum, Mãe jana de oya, Pai Volnei de Ogum, Sirlani de Bara, Pai Roger de Bara, Mãe Tuca de ogum, Mãe Yara de oxum, Mãe Danusa de oba, Mãe Vanisa de Yemanjá, Pai Mauro de oxalá e Pai Sergio de Iemanjá.
Segundo os organizadores, será o primeiro evento histórico sobre as religiões de matriz africana, em Venâncio Aires. Casas de religiões de diversas cidades estão confirmadas, inclusive o evento terá a participação do líder da matriz africana de Porto Alegre, Ricardo de Oxum.
Everson afirma que já participou de diversos encontros e deu como exemplos o seu pai de santo que já participou de 17 encontros que ocorrem no Complexo Cultural do Porto Seco, na capital do estado, Porto Alegre. “Agora queremos firmar esse encontro em Venâncio Aires, para a reunião do povo de matriz africana. Qualquer pessoa pode fazer parte é só comparecer,” Inclusive, serão entregues certificados aos participantes do evento.