Em 2025, a Prefeitura de Venâncio Aires deve organizar uma busca ativa com beneficiários do Bolsa Família com o objetivo de reinseri-los no mercado formal de trabalho. A iniciativa, que será liderada pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, deve começar por 608 pessoas de famílias unipessoais, ou seja, aquelas que declararam que moram sozinhas.
O prefeito Jarbas da Rosa defende a importância de uma reformulação dos programas sociais no Brasil. O chefe do Executivo afirma que a demanda é importante e lembra que a pasta já desenvolve reavaliações periódicas dos beneficiários.
Em entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM, o vereador Tiago Quintana (PDT) anunciou que a busca ativa terá a contribuição da agência FGTAS/Sine, que oferece vagas formais de emprego. A ideia surgiu a partir do exemplo do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, iniciado neste ano. No dia 3 de dezembro, Quintana liderou uma audiência pública para debater o assunto, quando foi levantada a possibilidade de realizar a ação.
“Talvez nunca na história do país a gente tenha uma demanda tão grande de empregos por parte do setor produtivo e uma oferta tão grande por parte das pessoas. Eu prefiro discutir isso em vez de falar sobre desemprego. Então é o momento da gente diminuir a dependência e aumentar a autonomia das pessoas as inserindo no mercado formal. (…) Não é um caça às bruxas, não é uma demonização do programa social, que tem sua importância”, afirmou o parlamentar.
Qualificação para sair do Bolsa Família
Outro ponto muito defendido pelo pedetista é a busca pela qualificação profissional. De acordo com a Prefeitura, o programa Qualifica Venâncio – um dos principais em termos de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho em todo o Rio Grande do Sul – deve abrir até 300 vagas em 2025. São cursos preparatórios em diferentes áreas de atuação, em parceria com o Sistema S e Instituto Mix.
Segundo o Executivo municipal, em três anos o programa já certificou 1.212 mil pessoas, em 114 cursos, com o investimento de mais de R$ 1 milhão por parte da Administração Municipal. Apenas em 2024, o investimento foi de R$ 290 mil, com a capacitação de 358 pessoas e a formação de 38 turmas, totalizando 471 vagas.
Além disso, o vereador citou também a inauguração da escola do Senai, prevista para fevereiro do próximo ano. “Tem vaga de qualificação para todas as áreas. Essas oportunidades o município está ofertando em parceria com as empresas, perguntando para elas o que é necessário. Não adianta a gente qualificar alguma coisa que não tenha demanda. As qualificações que foram feitas até agora foram nesse sentido”, pontuou.
Números do Bolsa Família em Venâncio
- Famílias com duas ou mais pessoas: 2.763
- Famílias unipessoais: 608
- Total de famílias: 3.371
- Pessoas beneficiadas: 8.693
- 5.214 mulheres e 3.479 homens
Atualização cadastral dos beneficiários
- Por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, a Prefeitura já realiza acompanhamentos periódicos com os beneficiários de programas sociais.
- Segundo a secretária Camilla Capelão, agentes fazem a atualização a cada dois anos ou quando há alguma mudança de endereço ou na composição familiar. Além disso, o acompanhamento também pode ocorrer após denúncia.
- “É importante para garantir a transparência do programa, o acesso aos benefícios e a qualidades das informações do CADÚnico, que é base para o planejamento das ações da politica de assistência social”, explica a titular da pasta.
Saiba mais
- Os interessados na reinserção no mercado de trabalho podem procurar a agência FGTAS/Sine na rua Tiradentes, 1060, no Centro.
- No mesmo local, junto ao Espaço Venâncio Empreendedor, é possível fazer a carteira de trabalho. Os profissionais da agência também auxiliam, se necessário, na elaboração do currículo dos candidatos.