Entre os dias 20 e 24 de março, ocorre a 34ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. E, para representar Venâncio Aires e a 24ª Região Tradicionalista, três competidores participarão das provas de laço do evento: Nelson Martinho Dornelles, conhecido como Neco, na categoria laço vaqueano; e Fortunato Reginatto, conhecido como Nato Loko, e André Silva, o Goiaba, na categoria laço juiz de campeira. Eles são Venâncio Aires na Fecars 2024.
A coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, explica que os três competidores passaram por diferentes formas de ingresso no evento. Dornelles passou por uma seletiva, com cinco batidas em provas durante cinco fins de semana. Desta etapa, passaram os três laçadores com maior número de aproveitamento de armadas. Na modalidade laço vaqueano, Dornelles é o único da Capital Nacional do Chimarrão.
Já na modalidade laço juiz de campeira, participam Reginatto e Silva. Como são juízes, ou seja, julgadores de provas de laço, não precisaram passar por seletivas e foram indicados pela 24ª RT para a modalidade, que tem as provas na quinta-feira, 21, à tarde. Luce Carmem afirma que de toda a 24ª RT participarão 10 homens nas modalidades individuais de laço e rédeas. “Vamos estar bem representados, todos eles estão preparados, têm domínio do laço e o que fazemos neste momento é torcer pelo sucesso deles. Se vier algum troféu é consequência da dedicação e esforço de cada um. É um grande orgulho para nós e temos que agradecer a todos que se dispuseram a disputar pela região neste evento”, diz.
Habilidade no laço
Um dos representantes de Venâncio Aires na Fecars é Fortunato Luís Reginatto, mais conhecido como Nato Loko, 53 anos. Ele representa o Piquete Machry na modalidade laço juiz de campeira e disputará com outras regiões do estado. Nato Loko irá para o evento na quarta-feira, 20, e se prepara para a prova, que será na quinta-feira, 21, pela manhã. A expectativa, segundo ele, é de representar bem a sua entidade e região. “Nunca vou almejando o título, mas sim cultivar a tradição, rever amigos, fazer novos e tentar fazer o meu melhor pra representar meu município minha região”, afirma ele.
Também na modalidade juiz de campeira, André Silva, 57 anos, estará na Fecars como representante da região e do PTG Sinuelo de Tropa. Silva vai para Esteio na quarta-feira, 20, para as provas na quinta-feira, 21, a partir das 9h. “Espero representar bem a 24ª Região e a minha entidade”, comenta.
Nelson Martinho Dornelles, o Neco, 76 anos, também representa o Piquete Sinuelo de Tropa, na modalidade laço vaqueano. A classificação de Neco ocorreu após rodeios da 24ª RT. Ele cita alguns que ocorreram nos municípios de Mato leitão, Lajeado e Estrela.
Nas provas que vai disputar na Fecars, Neco explica que cada laçador tem uma quantidade de tiro de laço para dar (número de voltas). Aquele que for melhor vai se classificando para os próximos dias. Dornelles deve ir para Esteio na quarta-feira, 20, enquanto as provas da sua categoria iniciam na sexta-feira, 22, e seguem até domingo, 24. “Vamos eu e minha esposa Dirce, que sempre me acompanha nos rodeios”, comenta. Na preparação, além dos treinos de laço, também cuida da saúde e alimentação, tanto do laçador quanto do cavalo. “Todos temos que estar bem, com saúde”, completa.
Para ele, a expectativa é grande. “Sempre tenho esperança de ganhar, é um sonho. Mas eu me classificar para ir lá já é uma conquista, pois não é qualquer um que consegue”, destaca. Neco ressalta que o importante não é só ganhar, mas ter a oportunidade de participar de um evento que reúne pessoas de todas as regionais.
Saiba mais
- A Fecars é considerada o maior evento campeiro do estado. É realizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), este ano em parceria com a 12ª Região Tradicionalista. O evento estadual reúne integrantes das 30 regiões tradicionalistas e movimenta os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
- A festa promove competições que destacam as lidas do campo em provas campeiras. Esteio vai receber laçadores e ginetes de todas as regiões do estado, definidos em cada uma das regiões tradicionalistas do MTG. O evento é gratuito e, no primeiro dia, voltado apenas para competidores e organizadores.
- Entre as provas estão laço nas mais diversas modalidades, tiro de laço individual e equipe, tiro de laço vaca parada em equipe, prova de rédeas no masculino e feminino individual, prova do chasque no masculino e feminino em quinteto e a gineteada no masculino e feminino individual.