Promovida pela JCI de Venâncio Aires, a etapa local do Oratória nas Escolas ocorreu no dia 16, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), e contou com a participação de 16 educandários do Ensino Fundamental e Médio de Venâncio Aires e Mato Leitão. Com o tema ‘O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos’, a atividade resultou em três campeões.
No Ensino Fundamental, o campeão foi Victor Matheus Coutinho, estudante do 9º ano e representante da Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel, de Vila Palanque. A segunda campeã da categoria foi Quéren Assis Kroth, aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão. No Ensino Médio, a primeira colocada foi Isadora Ortiz Barden, aluna do 3º ano do Ensino Médio da escola anfitriã. Os três estudantes têm a responsabilidade de representar suas escolas e municípios na próxima etapa, que será realizada no Encontro Regional da JCI, em Arvorezinha, no dia 17 de agosto.
Segundo o coordenador do Oratória nas Escolas da JCI Venâncio Aires, Félix Severo, aconteceram algumas mudanças em relação à edição anterior. Além das escolas públicas, foram convidadas as escolas particulares de Venâncio Aires, e educandários de Mato Leitão também participaram pela primeira vez. Outra novidade foi a ampliação da capacitação dos alunos, que ocorreu no dia 2 de julho, contando com a presença de 106 estudantes de 16 escolas.
Isadora, moradora do bairro Aviação, relatou que sua preparação para o concurso foi intensa. Ela contou com o apoio de diversas pessoas para alcançar o primeiro lugar. “Quando eu estava me preparando para o evento, coloquei o tema da oratória bem estampado dentro do meu quarto, para que eu olhasse todo dia para ele e pensasse um pouco mais sobre isso”, compartilha.
Além disso, a estudante pesquisou muito sobre o tema para transmitir uma mensagem clara e simples. “Tive a oportunidade de discursar para todos os terceiros anos dentro da escola. A escola foi uma das minhas maiores apoiadoras, porque eles viram o potencial que eu tinha e me deram a oportunidade de participar”, recorda.
Agora, Isadora enfrenta um novo desafio: vai representar sua escola e Venâncio Aires na etapa regional. “Sempre gostei de oratória, então é uma coisa que eu estudo quase todos os dias. Treino muito, faço aquecimento. Acho que essa preparação é muito importante para enfrentar uma etapa diferente, em um local diferente, fora da minha cidade, e levar o nome de Venâncio também para esse concurso”, ressalta.