Segundo atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, 30 de abril, Venâncio Aires alcançou 1.084 casos de dengue. Além destas confirmações, há 78 situações em análise. No total, foram 1.379 notificações, com 217 testes negativos. Seis pessoas estão internadas no município por conta da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Dois deles são de moradores de outras cidades, mas testados e positivados em Venâncio.
A testagem da dengue, mediante avaliação de médico ou enfermeiro, ocorre em todas as unidades de saúde do município, com o teste rápido (Ns1), feito do segundo até o quinto dia de sintomas. Após esse período, deve ser feito o teste de IgM, através de coleta de sangue no Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi).
As pessoas devem sempre procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a avaliação de um profissional e, caso não consiga, deve buscar o Centro Especializado no Atendimento à Dengue, junto ao posto de saúde Gressler, ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Prevenção
Entre as medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está a limpeza e revisão das áreas interna e externa de residências e apartamentos, além da eliminação dos objetos com água parada. As ações impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes.